Fonte: www.pagina20.com.br

Um encontro que acontece amanhã a partir das 8 horas, no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) discute a instalação de um escritório da Central de Cooperativas e Empreendimentos Autogestionários do Brasil (Unisol) no Acre. A instituição engloba cerca de 500 cooperativas e empreendimentos solidários, e no Estado já conta com 30 associados. A meta é elevar esse número para 150 empreendimentos nos próximos dois anos.

A Unisol é uma entidade de representação política e organizacional. Atua na área política, na área contábil, na área jurídica e nos demais setores necessários para dar sustentabilidade à cooperativas e empreendimentos solidários associados.

O encontro acontece com a presença do presidente da Unisol, Arildo Lopes que deve falar sobre as ações da Central para a promoção do cooperativismo no Brasil. O encontro faz parte da programação de eventos do Programa Estadual de Economia Solidária para esse ano. O programa foi criado este ano após a sanção do governador Binho Marques à lei que regulamenta a economia solidária no Estado. A lei é de autoria do deputado estadual Taumaturgo Lima.

De acordo com o representante da instituição no Acre, Carlos Omar da Silva, a instalação de um escritório no Acre vai fortalecer os empreendimentos já instalados no Estado e contribuir para a organização, repassar experiências e trabalhar na formação de gestores. Esse trabalho já vem sendo feito em todo o país e tem surtido efeito positivo em empreendimentos que a atuação de empresas recuperadas.

“Um exemplo interessante é o da Uniforja. Essa cooperativa se formou através da união dos trabalhadores de uma siderúrgica falida localizada na cidade de Diadema, no interior de São Paulo. Com o apoio da Unisol, o empreendimento se sagrou vitorioso e hoje a Uniforja é a maior fornecedora de peças e equipamentos diversos para a Petrobras”, disse Carlos Omar.

O encontro também será importante para que a Unisol, logo que se instale de forma definitiva no Acre, amplie o seu leque de parceiros. Segundo Carlos Omar, o grande número de parceiros da instituição em nível nacional é o que garante a ela um apoio eficiente às cooperativas e empreendimentos associados. “Contamos com parceiros importantes como o Sebrae que nos ajuda na formação dos gestores e no planejamento diverso que vai desde o estabelecimento das metas de produção até o levantamento do potencial econômico de uma atividade produtiva”, explicou. Ele argumenta ainda que essas parcerias extrapolam o território nacional. “A Unisol tem importantes parceiros na Itália na Espanha e em outros países da Europa.

Do evento de amanhã participam os gestores dos empreendimentos filiados no Estado, os representantes das instituições parceiras, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, entre outros.