Fonte: www.mst.org.br

Militantes da Frente de Música do Setor de Comunicação e Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançaram, no mês de maio, durante a 8ª Jornada de Agroecologia, em Francisco Beltrão (PR), o CD “Agroecologia em Movimento: Canções da Natureza”.

O CD traz 15 músicas inéditas, com composições próprias dos cantadores e cantadoras do MST, sobre a temática da agroecologia, que alertam para o respeito à natureza e a necessidade da diversidade dos alimentos, sem uso de agrotóxicos e adubos químicos.

O responsável pela frente de música no Paraná, Levi de Souza, conta que o objetivo é provocar uma reflexão sobre o modo de produção da agricultura e da existência no planeta, demonstrando a necessidade de construção de um modelo de produção com alimentos saudáveis e respeito à biodiversidade, como é a agroecologia. “As músicas contemplam a resistência dos camponeses na roça”, conta.

A peça conta com músicas de gêneros musicais variados como xote, bugio, samba, moda de viola, guarânia, reggae e balada. A gravação também contribui para a promoção da cultura camponesa e troca de conhecimento entre os músicos lutadores. “O CD exerce um grande papel no resgate e na preservação da cultura camponesa, e ajuda a suprir os anseios da juventude do campo por outros gêneros musicais. Além de possibilitar a troca de experiências, saberes culturais, e gêneros musicais, melhorando a capacitação técnica e política dos cantadores do MST. Nossa música tem que ser libertadora, trazer presente a nossa realidade: um camponês falando para outro camponês dos seus sonhos, denunciando as injustiças contra o ser humano e contra a natureza”, afirma Souza.

A gravação do CD Agroecologia em Movimento foi realizada através do Projeto Águas em Movimento, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, da Petrobras. O processo de gravação foi realizado a partir de uma criação coletiva de cerca de 25 cantadores, com duas oficinas de capacitação em composição, teoria musical, arranjos e harmonia, e muito ensaio.