Rosana Kirsch e Willian Cavalheiro

O Fórum de Economia Solidária de Canoas realizará sua reunião mensal no próximo dia 03 de julho. Até lá, as comissões organizadoras da Feira do Dia dos Pais estão se reunindo, bem como está sendo preparada a participação dos empreendimentos na Festa de Aniversário do município.

O diálogo com a gestão pública vem sendo constante. com a realização de reuniões semanaais entre a coordenação do fórum e a Diretoria de Economia Solidária no sentido de construir uma política pública para economia solidária em Canoas.

Um pouco de história

A ES no município de Canoas organizou-se a partir da existência de associações e cooperativas, com apoio de organizações da cidade e de municípios vizinhos, do Centro Universitário La Salle, no entanto sem o apoio do poder público municipal. Desde a década de 1980 a cidade registra mobilizações comunitárias e no início de 2000 processos de discussão de um projeto para a cidade começou a ser debatido por organizações populares. Neste período começa a ser organizado o Fórum de Economia Solidária de Canoas.

Um avanço conquistado pelo Fórum Municipal foi a constituição do departamento de Economia Solidária na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico a partir de janeiro de 2009. Este compromisso do poder público contribuirá para expandir, potencializar dinamizar a ES em toda a cidade e sinalizar. A falta de apoio do poder público municipal durante este processo representou dificuldades aos empreendimentos de acessarem políticas desenvolvidas para ES no Estado. Em processo de diagnóstico, o departamento municipal identificou em um primeiro momento 38 empreendimentos de ES no município, havendo participação no Fórum Municipal de cerca de 30 e no Fórum de Recicladores de 4 grupos.

Podemos verificar que a ES vem crescendo no município de Canoas, sendo uma forma de organização de trabalhadores/as que desenvolvem um conjunto de atividades que permitem gerar renda e trabalhar de forma solidária, buscando a qualidade de vida e o respeito à natureza. Os grupos são em grande parte integrados por pessoas que desenvolvem suas iniciativas, criatividade e habilidades oferecendo produtos e serviços para a comunidade, incentivando dessa forma o desenvolvimento local e a participação cidadã. Os empreendimentos fazem artes com as mãos, panos, linhas, agulhas e fios, materiais recicláveis, cores e também sabores, salgados e doces. Dentro desta ampliação da ES de Canoas, se insere a agricultura familiar e a Associação de Pescadores do município.

As feiras têm se mostrado um importante instrumento para economia solidária, propiciando a troca de experiência entre empreendimentos, divulgando os produtos, os grupos e a proposta do trabalho coletivo e principalmente efetivando um importante espaço de comercialização. Várias cidades em nosso estado têm iniciativas voltadas à criação de espaços e feiras. A de Santa Maria já é inclusive, reconhecida como uma feira da América Latina. Inúmeros municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo, entre outros, organizam feiras para mostrar a produção de seus grupos de economia solidária.

O crescimento das feiras organizadas pelo Fórum Municipal de Economia Popular Solidária: a Feira de Natal 2007 envolveu 10 grupos, a Feira de Dia das Mães de 2008 igualmente, na Feira de Natal de 2008 houve a participação de 18 grupos, já na Feira das Mães de 2009, que ocorreu em parceria do poder público municipal, conseguiu alcançar a participação de 29 grupos. Neste ano também estão sendo abertos outros espaços de comercialização para empreendimentos em eventos municipais como: carnaval, dia do trabalhador, aniversário da cidade.

Estas ações do Fórum Municipal de Economia Solidária, congregando empreendimentos, assessoria e gestão pública, promovem reconhecimento das potencialidades dos vários grupos existentes e têm promovido o surgimento de novos empreendimentos em Canoas.