Fonte: Samara Carvalho (samarasampaio@hotmail.com)

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) realizou um seminário para o lançamento do Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana de Teresina (CAAUP) nos dias 16, 17 e 18 de junho. Após ter passado por uma seleção através de edital público, o Emater recebeu a incumbência de articular este Centro, que abrangerá a capital e mais 11 municípios da Grande Teresina.

O Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para a implantação de políticas públicas voltadas para este setor. Além de Teresina, os municípios que este programa abrange são: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Miguel Leão e União.

O seminário contará com as presenças do governador Wellington Dias, da coordenadora nacional do projeto, Luciane Ferrareto, e de Flávio Luarte, de Recife, que debaterá o tema Agroecologia.

Outras temáticas também serão debatidas no seminário como: segurança alimentar, comércio justo e economia solidária, planejamento e gestão participativa, relatos de experiência de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) em Teresina, além da criação de um coletivo metropolitano como espaço de discussão e planejamento da AUP também será pauta. “Um exemplo do que será trabalhado através do Centro de Apoio já está sendo executado no Assentamento Recanto de Santo de Antônio, como criação de galinha caipira, piscicultura e produção de mudas”, diz o coordenador do projeto no Piauí, Ulisses de Oliveira Filho.

O coordenador acrescenta que o CAAUP irá trabalhar com unidades demonstrativas e capacitações, nas quais estão previstos dezesseis cursos com recursos garantidos pelo MDS. O Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana de Teresina terá como principal atribuição prestar serviços de qualidade aos agricultores urbanos, juntamente com os operadores das Políticas Nacionais de AUP, articulando o coletivo metropolitano, trabalhando no intercâmbio entre os agricultores e dando apoio técnico aos mesmos.