Fonte: www.radioagencianp.com.br

As últimas famílias de não-índios que permaneciam na terra indígena Raposa Serra do Sol, localizada no estado de Roraima, terminaram de ser retiradas da área no dia 15 de junho. Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a área fosse de posse exclusiva dos 18 mil indígenas que vivem na região. Desde então, a Polícia Federal (PF) realizou a desocupação de 50 famílias que permaneciam no território.

A luta pelo reconhecimento de Raposa Serra do Sol enquanto área indígena durou mais de 30 anos. Em 2005, o governo federal sinalizava que a área deveria ser destinada aos indígenas. A decisão do STF, quatro anos depois, reafirmou a área enquanto reserva destes povos.

Com a retirada dos não-índios da reserva, a PF continuará no local por mais 60 dias, para que os procedimentos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) sejam cumpridos.

Os fazendeiros, também chamados de arrozeiros e que mantinham a área invadida, foram os que mais apresentaram resistência durante a efetivação da terra enquanto reserva indígena. Uma assembleia com todos os povos da reserva será realizada no final deste mês, onde será discutida a reorganização da área. Os indígenas devem elaborar projetos de ações a serem desenvolvidas no território.

De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim.