Fonte:www.sjp.pr.gov.br

Um intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre o Programa de Economia Solidária. Este foi o objetivo da visita realizada no dia 4 de junho, por representantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo ao Centro Público de Itajaí (SC).

A Economia Solidária é um programa que começa a ser formatado no município de São José dos Pinhais pelo Departamento do Trabalho da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. É uma forma alternativa de desenvolvimento por meio de atividade conjunta, promovendo assim, o fortalecimento de um determinado grupo. Tem como princípios: autogestão, democracia, cooperação, solidariedade e respeito aos ecossistemas. É uma chance de melhorar a vida das pessoas através da inclusão em uma atividade produtiva.

“Esta nova forma de relação de trabalho visa capacitar e gerar renda para pessoas que não encontram oportunidades de sustento no mercado de trabalho formal. Para estas pessoas é feita uma avaliação de suas habilidades e um diagnóstico de mercado, resultando em um plano de negócio para viabilizar o desenvolvimento de um empreendimento para um grupo com características correlatas. Assim, é oferecida uma oportunidade de capacitação de mão-de-obra para potencializar o talento já existente”, destaca o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt. “Este encontro em Itajaí, rico em exemplos que estão dando certo, nos proporcionou a oportunidade de ver o programa já em processo evolutivo, formatado e em pleno funcionamento”, completou o secretário.

Durante a visita ao Centro Público de Itajaí, Christian Bundt contou com a companhia de Léa Rodrigues, presidente da APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância) e primeira-dama; José Adilson Stuzata, Diretor do Trabalho; Ingrid Jane Giraldi de Souza, diretora do Departamento de Promoção Humana; Caroline Farias, chefe de Divisão de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social; Renata Sciammarella, responsável pela Economia Solidária; Rogéria Santos de Gregório, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Itajaí; Onézio Gonçalves Filho, diretor de Apoio ao Pequeno Empreendedor e Economia Solidária; Carlos Fernando Priess, diretor da Indústria e Comércio; e de Ovídio Felippe P. da Silva Junior, coordenador do Movimento de Empreendimento da Univali e a presidente da Associação do Centro Público de Economia Solidária, Marcia Souza.