Fonte: Rosana Kirsch

No dia 23 de maio, em São Leopoldo/ RS, aconteceu o Encontrão do Fórum do Vale do Sinos, com o tema “Para onde caminha a economia popular solidária?”. Participaram do Encontro cerca de cem pessoas, representantes de empreendimentos, organizações de assessoria e prefeituras do Vale do Sinos, também contamos com a participação de representantes do Fórum de Recicladores/as e da Rede Estadual de Trocas Solidárias

No encontro, as/os participantes resgataram a trajetória da economia solidária no Vale do Sinos e da organização do Fóruns na região. Cada Fórum Municipal (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas e Esteio*) apresentaram suas história e trouxeram símbolos que os representam. Foi um momento que mostrou o quanto já caminhamos em cada cidade e de como as trajetórias se encontram, têm proximidades e identidades. Nos trabalhos em grupos, cada segmento produtivo (artesanato, alimentação e reciclagem) avaliou o contexto atual, debateu e propôs sugestões para o Fórum do Vale do Sinos e para as políticas públicas que estão sendo planejadas/implementadas.

A proposta de criação de uma rede de alimentação entre os empreendimentos do Vale do Sinos foi um dos temas discutidos por este segmento. As participantes deste grupo de trabalho já agendaram um novo encontro para dar continuidade a esta proposta: 30 de junho, em São Leopoldo.

As propostas dos segmentos produtivos foram apresentadas numa mesa, à tarde, na qual o Fórum do Vale do Sinos dialogou com gestores públicos da economia solidária das prefeituras da Região. Este diálogo possibilitou a identificação de propostas a se avançar, como a construção do FSM/2010, as compras públicas de produtos da economia solidária (merenda escolar, serviços de coleta de resíduos, uniformes), espaço para comercialização (Centros Públicos da Economia Solidária) e calendário de feiras na região.

A próxima reunião do Fórum do Vale será dia 09 de junho, em Esteio, e contará com a participação da Rede de Gestores do Vale do Sinos, para dar continuidade ao diálogo.

O Encontrão foi uma bonita experiência de autogestão! Os grupos trouxeram seus produtos, o lanche foi comercializados pelos empreendimentos de alimentação bem como o preparo do almoço, que tiveram preço de custo. Durante o período do intervalo do almoço, a Rede de Trocas, com a companheira Adriana, realizou um momento de Trocas entre as/os participantes.