Fonte: www.sacis-saoleopoldo.blogspot.com

O Banco Comunitário Pontes Solidarias é o primeiro banco comunitário da cidade de São Leopoldo e do Rio Grande do Sul, e o 42º do Brasil. Tem como objetivo promover o desenvolvimento local, da organização comunitária e a construção de redes de economia solidária. Com isso, há geração de trabalho e renda para população e o crescimento das comunidades envolvidas a partir de seu próprio potencial.

O serviços ofertados serão de microcredito solidário e a moeda social. O microcrédito chega a quem mais precisa, feito sem burocracia e sem as formalidades de bancos convencionais. Dentre outras práticas que o banco promoverá estão a realização de assessoria técnica, cursos de formação para empreendimentos, feiras solidárias e clubes de troca. Quem é dono do banco?

É propriedade das próprias comunidades onde ele atua, todos/as moradores/as são seus/suas donos/as, e são chamados/as para participar de todas as decisões que o envolvem.

Além disso, ele é composto por um comitê gestor, formado por moradores/as da região que acompanham de perto o trabalho.

Os/as comerciantes podem participar como os/as moradores/as da região vindo nas reuniões, participando das decisões do banco comunitário.

Há, entretanto, uma participação especial que pode ser feita, que está relacionada com a promoção da circulação da moeda social. Isto pode ser feito pela aceitação da moeda social, pagamento de parte do salário de trabalhadores/as e das despesas, pela oferta de descontos especiais etc. Informações:

Associação Amigos em Ação, Rua Leopoldo Vieira, 68, Bairro São Miguel. São Leopoldo, RS. Fone: 51 3568 0253 / 96997459 / 97531234.