Fonte: Leide Santos (negra_de_garra@yahoo.com.br)
A I Feira Estadual da Economia Feminista e Solidária da Bahia acontecerá entre os dias 07 e 09 de agosto, em Salvador/BA. Este será um espaço de promoção, divulgação e comercialização dos produtos agroecológicos, da economia solidária, de agroindústrias familiares e de artesanato, produzidos por grupos produtivos de mulheres urbanas e rurais, oriundas da agriculturas familiar, pesca artesanais, assentamentos da Reforma Agrária e Crédito Fundiário, extrativistas, aquicultoras, quilombolas e indígenas. Pretende também dar visibilidade às atividades econômicas realizadas pelas mulheres e propiciar espaço de debates sobre o reconhecimento do trabalho reprodutivo e não remunerado, a geração de renda e a comercialização, bem como divulgar as políticas para as mulheres do MDA, Governo do Estado e Prefeitura para a agricultura familiar, comunidades tradicionais e a reforma agrária e para as mulheres urbanas, respectivamente.
Objetivos
* Propiciar espaço de degustação e venda de produtos para os consumidores;
* Propiciar espaço de intercâmbio entre as mulheres produtoras urbanas e rurais expositoras e técnicas da área;
* Divulgar à população visitante a temática da economia feminista e solidária em contexto urbano e rural, através de atividades da agroecologia, da agroindustrialização e do artesanato desenvolvidas por organizações de mulheres dos centros urbanos da agricultura familiar, comunidades tradicionais e reforma agrária;
* Divulgar à sociedade em geral as políticas para as mulheres do MDA, do Governo do Estado e da Prefeitura para a mulheres urbanas, agricultoras familiares, de comunidades tradicionais e da reforma agrária;
* Realizar apresentações culturais que dialoguem com a proposta da feira;
* Fortalecer e consolidar grupos e redes de mulheres produtoras urbanas e rurais, através de ações de intercâmbio, debates e comercialização.
Promotoras/es da Feira
A Feira da Bahia está inserida nas ações do Programa Organização Produtiva de Mulheres Rurais, do Governo Federal. É promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (AEGRE) e do INCRA, pelo Governo Estadual da Bahia, pela Prefeitura de Salvador e pelas organizações da sociedade civil e movimentos de mulheres, movimentos sociais e populares rurais.
Critérios
Serão selecionados 100 grupos de mulheres, sendo 70 grupos rurais e 30 grupos urbanos, que utilizam os princípios da agroecologia e da economia solidária na produção agroindustrial e do artesanato e sejam oriundos da agricultura familiar, pesca artesanal, assentamentos da Reforma Agrária e do Crédito Fundiário, extrativistas, aquicultoras, quilombolas e indígenas.
Para a seleção dos grupos serão observados: a) se as organizações estão integradas aos Programas de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e das microrregiões de atuação do INCRA, aos territórios rurais apoiados pelo MDA, aos Movimentos Sociais, redes de produtoras rurais; b) a cota mínima de 30% de grupos de base ecológica (orgânicos, agroecológicos) ; d) a cota mínima de 30% de grupos de mulheres jovens; e) a cota mínima de 30% de grupos de mulheres negras; f) contemplar significativamente a variação de tipos de agroindústria e de artesanato e produção agrícola, extrativista e pesqueira.
É recomendado que os grupos agroindustriais estejam legalizados quanto ao aspecto fiscal e tributário e junto à inspeção federal (SIF), para o caso de produtos de origem animal e vegetal procurar os órgãos competentes do Estado da Bahia.
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 27 de maio a 17 de junho de 2009 . Os formulários de inscrição deverão ser encaminhados para o email feirafeminista. ba@mda.gov. br. Só serão consideradas as inscrições realizadas EXCLUSIVAMENTE por e-mail. Cada grupo indicará 02 (duas) produtoras.
Estrutura
Serão oferecidas para as expositoras no local da Feira: 100 barracas (1.50 x 1.00 cm ) para os grupos selecionados; Deposito, balcão refrigerado, liquidificador, forno e fogão elétrico, que serão de uso coletivo; Catálogo com as informações dos grupos produtivos participantes da Feira; Sacolas com identidade visual da Feira;
A organização da Feira providenciará o transporte de todas as produtoras selecionadas e de seus produtos. Também viabilizará a hospedagem e alimentação das expositoras no período de realização da Feira.
Informações
Informações sobre a Feira e processo de inscrição poderão ser obtidas: na Delegacia Federal do MDA – Bahia, pelos telefones (71) 3231-0072/3231- 6867 e na Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia/AEGRE/ MDA, pelos telefones (61) 2191 9869 – 9845 ou pelo e-mail: feirafeminista. ba@mda.gov. br