Fonte: www.itcp.unicamp.br/eneds

Em setembro próximo, a Unicamp sediará o VI ENEDS – Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. Desde 2004, o encontro reúne anualmente pesquisadores, estudantes e outros especialistas no assunto para debater temas como tecnologias sociais, economia solidária e sustentabilidade, dentre outros.

O evento nasceu por iniciativa do SOLTEC, Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ, que sediou as quatro primeiras edições. Em 2008, o encontro tornou-se itinerante e foi sediado na Escola Politécnica da USP, através do programa Poli Cidadã. Desta vez, a organização ficou a cargo da ITCP, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp, em conjunto com centros acadêmicos e empresas juniores dos cursos de engenharia, e o enfoque será Formação em Engenharia.

Estão abertas as inscrições para a chamada de trabalhos, serão aceitos para avaliação blind review trabalhos que se enquadrem nas Áreas Temáticas e que sigam o Modelo de Formatação de Artigos, ambos disponíveis no site do encontro: www.itcp.unicamp.br/eneds

Os temas que o evento abordará são:

Gênero e Diversidade

Políticas Públicas

Tecnologia Social

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Ciência, Tecnologia e Sociedade

Educação/Formação

Os temas específicos que serão abordados pelo evento são:

Experiência de atuação em Engenharia e Desenvolvimento Social

Papel do Engenheiro, Tecnólogo ou Arquiteto na Sociedade

Saúde Pública e Engenharia Sanitária

Agricultura Alternativa e Agroecologia

Energia

Habitação Popular

Design Industrial e Ecodesign

Propriedade do conhecimento e Software Livre

Economia Solidária

Formação de engenheiros, tecnólogos e arquitetos

Tecnologias Assistivas

Quaisquer dúvidas ou informações adicionais, favor entrar em contato diretamente com o e-mail da comissão eneds2009@gmail.com.