Fonte: Tadeu Paz (tadeu.paz@setras.ba.gov.br)

As cooperativas e associações do Estado da Bahia passaram a contar, a partir do dia 26 de maio, com um órgão especifico para tratar das suas questões. Tomou posse o Conselho Estadual de Cooperativismo – Cecoop, órgão de natureza consultiva e deliberativa, com a finalidade de planejar e avaliar as ações desenvolvidas no âmbito da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo.

Além da Setre, o Cecoop é formado por representantes das secretarias da Fazenda; Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária; Desenvolvimento e Integração Regional; Indústria, Comércio e Mineração; Educação, e ainda da Desenbahia; Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb); União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); e do Sebrae.

O Representante da Unicafes, José Paulo Crisóstomo, afirmou que a Lei do cooperativismo da Bahia é uma das mais modernas do país e por isso mesmo está se tornando uma referência nacional. “Existe uma expectativa em torno da implantação deste conselho. Pois, como a lei baiana, hoje é mais moderna, é que sirva de modelo, inclusive para a reformulação do conselho nacional, que hoje está inativo”, declarou.

O Conselho foi criado a partir da Lei 11.362 /09, que tem entre os seus objetivos estimular a captação e a disponibilização de recursos financeiros destinados a apoiar ações desta política e apoiar técnica e operacionalmente o cooperativismo, promovendo as parcerias necessárias ao seu desenvolvimento, dessa forma, incentivando a atividade cooperativista no Estado da Bahia. Além de assinarem o termo de posse, os integrantes do conselho já agendaram uma nova reunião para o próximo mês, na qual discutirão sobre o regimento interno do órgão e a criação de uma secretaria executiva.

26.05.09 Ascom / Setre Maíra Azevedo Drt-Ba 2743