Fonte: Adital (www.adital.com.br)

Os jornalistas cubanos comprometidos com a revolução colocaram em marcha uma plataforma cubana onde vão hospedar seus blogs, segundo afirmam como “íntimas trincheiras virtuais dessa ciber-batalha ideológica” que acontece em Cuba.

Según señala Charly Morales en el portal Cubahora, “en crisis la prensa impresa, la interactividad que propicia la célebre Web 2.0 es, hoy en día, el principal escenario del debate ideológico global: todos saben que en Internet se libra un gran pugilato de criterios”.

Segundo indicam Charly Morales, no portal Cubahora, “em crise a imprensa impressa, a interatividade que propicia a célebre Web 2.0 é, hoje em dia, o principal cenário de debate ideológico global: todos sabem que na internet se trava uma grande disputa de critérios”

De acordo com Morales, “para combater em igualdade de condições, ou pelo menos reduzir a desvantagem, se fazia urgente que os bloggers cubanos pudessem se defender “de dentro”, tirando assim a dependência de plataformas estrangeiras, auspiciadas por sabe Deus quem…”.

O chamado “Blogs Periodistas Cubanos” (BPC) se gesta no Centro de Informação para a Imprensa (CIP), cuja equipe especial de programadores esteve trabalhando no projeto durante dois meses.

Segundo suas palavras de apresentação, este portal tenta ser uma alternativa contra toda a informação tergiversada ou errônea sobre Cuba, guerra particularmente constante na blogosfera.

Na concepção estrutural do BPC, foi crucial a experiência da Rede de Blogueros y Corresponsales de la Revolución , criada pela jornalista Norelys Morales. Mais adiante, se somaria Manuel Henrique Lagarde, convertendo os dois em pioneiros de uma empresa voluntária que pretende envolver a todos os jornalistas de Cuba.

Com um esboço sóbrio, o BPC inclui uma ciber-campanha pela liberação dos Cinco Heróis e um leque de tag (etiquetas) sobre seus principais campos temáticos. Os programadores precisaram que o projeto passará primeiro por um período de testes de 15 dias on-line, para avaliar seu comportamento e realizar os ajustes necessários.

A nota é de Rebelión