Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Aos Fóruns Locais de Economia Solidária (Estaduais, Microrregionais e Municipais)

A secretaria do FBES está recebendo ligações de diversas prefeituras solicitando a carta de comprovação para o Edital do PAA (SESAN/MDS), onde a prefeitura compromete a realizar ações com fórum de economia solidária (municipal, microrregional e/ou estadual).

Estamos orientando as prefeituras para que procurem os fóruns estaduais, municipais ou microrregionais para dialogarem a respeito.

Neste sentido, antes de emitir ou não uma carta às prefeituras, seria interessante os Fóruns Locais aproveitarem esta oportunidade e atentarem a dois critérios para tomar esta decisão:

Pedir para a prefeitura um ofício demonstrando de que forma ela pretende envolver o Fórum Local nas suas ações do edital e se comprometer realmente a fortalecer o fórum local. Assim, se este ofício de comprometimento e de proposição de ações da prefeitura for julgado consistente pelo Fórum Local, ele pode enviar a carta que a prefeitura está solicitando.

Solicitar à Prefeitura um resumo da proposta que ela está preparando para o Edital, para que o Fórum Local possa analisar se a proposta é politicamente afinada com as deliberações da IV Plenária, da I Conferência Nacional, e com os princípios e valores defendidos na carta de princípios e plataforma do FBES.

Ou seja, a idéia do fórum enviar a carta não é de comprovar que a prefeitura já teve anteriormente ações de compromisso com o fórum local de economia solidária, mas sim afirmar que DAQUI PRA FRENTE há um compromisso da prefeitura de envolver efetivamente (DE FATO) o fórum local de economia solidária nas suas ações.

    Este edital já é uma conquista para Economia Solidária, pois considera os fóruns estaduais, locais e microrregionais como agentes que articulam os diversos atores de economia solidária. Por isso, é importante um posicionamento político e consistente dos fóruns junto às solicitações das prefeituras.