Fonte: Minstério do Trabalho e Emprego

Objetivo é formar educadores populares, agentes de desenvolvimento, gestores públicos, conselheiros de políticas públicas de geração de trabalho e renda e formadores para atuar em Economia Solidária

Foi inaugurado no dia 14/05 o Centro Nacional de Formação em Economia Solidária (CFES Nacional), com o objetivo de formar educadores populares, agentes de desenvolvimento, gestores públicos, conselheiros de políticas públicas de geração de trabalho e renda e formadores que atuam com economia solidária.

Durante a mesa de abertura, o Secretário Nacional de Economia Solidária Substituto, Fábio Sanchez, afirmou que “o lançamento desse CFES representa a consolidação da construção de políticas públicas na área da formação”. Esse lançamento representa também uma consolidação da primeira prioridade extraída da Conferência Nacional de Economia Solidária: a criação de uma rede de formadores.

Nos próximos três anos os centros têm como meta formar aproximadamente vinte mil gestores por meio de cursos que serão realizadas em âmbito nacional, regional, estadual e municipal. Os CFES terão também a função de identificar, sistematizar e disseminar metodologias de formação apropriadas à Economia Solidária.

Após abertura, foi proferida aula inaugural pelo Professor Moacir Gadoti, que teve como tema “A Economia Solidária como práxis pedagógica”. O Professor Moacir Gadotti fez um paralelo entre a inauguração do CFES e a atual crise vivida em todo mundo. “Estamos vivendo um momento histórico com a inauguração desse Centro, assim como estamos enfrentando um momento histórico diante dessa crise. Isso porque a economia solidária representa a alternativa a essa crise globalizada”.

Participaram ainda da mesa de abertura a representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Quenes Gonzaga; a representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Márcia de Lima; o representante do Instituto Marista de Solidariedade, Vicente Falqueto; e a representante da Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos.

O CFES Nacional é executado pela Cáritas Brasileira, entidade selecionada na chamada pública realizada em 2007. O projeto CFES é composto ainda por cinco Centros de Formação, um para cada região do país. Quatro já foram conveniados com a Universidade Federal do Pará (UFPA) que vai operar na região Norte; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), para atuar na região Nordeste; União Brasileira de Educação e Ensino / Instituto Marista de Solidariedade (IMS) que vai desenvolver atividades na região Sudeste; e Escola Centro-Oeste de Formação Sindical (ECO/CUT) que vai operar na região Centro-Oeste.