Fonte: Adital (www.adital.com.br)

Nos dias 11 e 12 de maio, acontecerá no município de Araçuaí o I Encontro de Mulheres do Vale do Jequitinhonha. O evento, que será promovido pela Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas), terá como tema “Quero mais que flores; chega de violência!”. A intenção do encontro é levar informação para as mulheres, sobretudo agricultoras, que sofrem caladas algum tipo de violência, seja física, moral ou psicológica.

Viviane Silva Ribeiro, integrante da ASA Minas, explica que depois do Encontro de Mulheres da organização, que aconteceu em agosto de 2008, viu-se a necessidade de pensar outro momento que pudesse levar informação e conhecimento para as mulheres da região.

“Este encontro está sendo um grande desafio para todas nós. A questão masculina é bem mais forte na zona rural do que na cidade, por isso, precisamos organizar as mulheres e levar informações. Elas estão muito animadas com a ideia de poder discutir seus problemas”.

O encontro, que vai reunir as mulheres do Vale, acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Araçuaí e deve receber cerca de 50 mulheres, sendo elas agricultoras, líderes do movimento sindical e técnicas.

Durante o evento, será formado o Grupo de Trabalho de Mulheres do Fórum do Vale que pretende discutir a vida das mulheres, propor debates sobre a relação entre mulheres e homens e fortalecer discussões importantes para o universo feminino. De acordo com Viviane, a intenção é fazer com que esse GT possa acontecer mesmo depois do evento. “Queremos formar grupos e sair pelos municípios levando informação para as mulheres da zona rural. Ainda não sabemos como faremos isso, mas essa é a nossa intenção”.

O I Encontro de Mulheres do Vale do Jequitinhonha terá como palestrante a consultora da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Governo Federal, Carolina Marra. A partir da palestra, as participantes terão a oportunidade de discutir, dentro dos grupos, sobre os vários tipos de violência e seus ciclos. Durante este momento, serão auxiliadas por Débora Del Guerra, militante da Marcha Mundial das Mulheres, entidade que está assessorando o encontro.

A organização deste evento é fruto da parceria entre as Cáritas Diocesanas de Araçuaí e Almenara, o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), o Campo Vale e a Associação de Promoção e Incentivo ao Grupo de Produção Alternativa de Minas Novas (Ascopi).

As matérias da Adital do projeto “Ações pela Vida” são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CF 2008.