Fonte: CFES Nacional (mari@caritas.org.br, sermariani@caritas.org.br)

Os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) fazem parte das estratégias de uma política Nacional de Formação em Economia Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. O programa foi construído junto com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, articulação que reúne os 27 Estados brasileiros. Os CFES se destinam à formação de formadores(as), educadores(as) e gestores(as) públicos que atuam com economia solidária, contribuindo para fortalecer o potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica dos empreendimentos solidários.

Acesse a programação da primeira etapa do 1o. Curso Nacional de Formação de Formadores em http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1029&Itemid=99999999

O programa será executado por um conjunto de entidades estaduais e nacionais que atuam na área de educação em Economia Solidária, A estrutura de execução do programa prevê um centro nacional, tendo como entidade executora a Caritas Brasileira, com sede em Brasília, e cinco centros regionais coordenados por várias entidades em parceria. Nas regiões as sedes estão em: Norte (Belém-PA), Nordeste (Recife-PE), Centro-Oeste (Goiânia-GO), Sudeste (Belo-Horizonte-MG) e Sul (ainda sem definição). Cada centro regional tem à frente uma entidade selecionada em processo de Chamada Pública de Parcerias realizada pela SENAES/MTE.

Centro-Oeste – Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores – ECO/CUT

Norte – Universidade Federal do Pará –Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Nordeste – Universidade Federal Rural de Pernambuco – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Sudeste – União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE

Sul – entidade em processo de seleção

A meta do CFES Nacional e CFES Regionais, para um período de três anos, é formar 19.710 educadores/formadores, além de publicar 12.000 exemplares de material didático. Entre as atividades previstas para atingir esta meta estão curso nacionais, regionais, e estaduais, articulação de rede de formadores, e seminários para conselheiros do Plano Nacional de Qualificação profissional (PNQ)..

Lançamento do CFES Nacional

O lançamento do Centro Nacional de Formação em Economia Solidária acontece no próximo dia 13 de maio, no Colégio Marista Champagnat (QSD – Área Especial 01 –Taguatinga-DF telefone: (61) 2191.1522) em Brasília, com aula inaugural do professor Moacir Gadotti, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O lançamento será transmitido em vídeo-conferência para todo o país, graças ao apoio do Instituto Marista de Solidariedade-IMS.

Nesta mesma semana de lançamento do CFES acontece primeiro módulo do 1º Curso Nacional de Formação de Formadores em Economia Solidária, de 12 a 16 de maio, em Brasília, para 40 formadores de todo o país.

Quem é Moacir Gadotti

Moacir Gadotti é doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suíça, 1977) e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto Paulo Freire. Foi assessor técnico da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (1983-1984) e Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (1989-1990), na gestão de Paulo Freire. Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã.