Fonte: Rede de Tecnologia Social (RTS)

Brasília sedia, entre os dias 13 e 15 de abril, o II Fórum Nacional da RTS. O objetivo do encontro é reunir todas as 661 instituições da Rede, além daquelas que se associarem até a realização do encontro. Com caráter consultivo e propositivo, o Fórum orientará o planejamento e, a partir dos debates que serão realizados, deverá definir as diretrizes, ações e resultados esperados ao longo do biênio 2009-2010.

O I Fórum Nacional da RTS reuniu 285 participantes de todo o país, entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2006, em Salvador/BA. Com o tema “Tecnologia Social, uma nova cultura de participação para o desenvolvimento sustentável”, o Fórum foi um momento histórico para a RTS, quando as instituições associadas à Rede se reuniram pela primeira vez.

A abertura acontece hoje à noite do dia 13/04.

No dia 14/04, serão realizados encontros regionais. O objetivo é articular debates sobre o papel das Tecnologias Sociais para o desenvolvimento das cinco grandes regiões do país, de acordo com suas respectivas peculiaridades e potencialidades. Também estão previstos momentos de partilha de experiências, tendo em vista aumentar a interação entre as instituições associadas à RTS.

O dia 15/04 será destinado à discussão em eixos temáticos, incluindo a articulação de Tecnologias Sociais à geração de trabalho e renda nos seguintes temas: Segurança Alimentar e Agroecologia; Energias Renováveis; Cidades Sustentáveis; Água e Agroextrativismo.

II Conferência Internacional

A II Conferência Internacional de Tecnologia Social será aberta na noite de 15/04, também em Brasília. O objetivo do evento é estabelecer parâmetros para a viabilização das Tecnologias Sociais, integrando diferentes experiências internacionais e aprofundando a discussão conceitual sobre o tema.

Estarão presentes gestores de instituições públicas e privadas, empresários, lideranças comunitárias, empreendedores sociais, representantes governamentais e de organizações de pesquisa. Para isso, estão previstas palestras e mesas-redondas, além de painéis onde serão apresentadas experiências nacionais e internacionais no campo das Tecnologias Sociais, tanto na área urbana como na área rural.

A I Conferência Internacional e Mostra de Tecnologia Social foi realizada de 17 a 19 de novembro de 2004, em São Paulo (SP), patrocinada pela Fundação Banco do Brasil, Petrobras, Ministério da Ciência e Tecnologia, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti).

Durante três dias, estiveram reunidas cerca de 400 pessoas, em mesas-redondas e outras atividades, para discutir conceitos e apresentar propostas de operacionalização da Rede de Tecnologia Social (RTS), que viria a se formar no ano seguinte. Na oportunidade, foi lançado também o livro “Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento”, que reúne artigos de alguns dos participantes da Rede, e realizada uma Mostra de Tecnologia Social, que permitiu aos visitantes conhecer experiências concretas de Tecnologia Social (TS).

Mais Informações: Secretaria Executiva da RTS – Telefones:(61) 3340-9816 email: secex@rts.org.br