Fonte: Por Luciene Ferrari

Acredito que todos já tenham ouvido falar do Fórum Social Mundial. Acredito também que todos saibam que Porto Alegre, nossa querida capital gaúcha, é uma das principais sedes desse Fórum. Pois foi em 2003, durante a terceira edição do evento, em Porto Alegre, que aconteceu uma plenária com o objetivo de constituir o Fórum Brasileiro de Economia Solidária. A partir deste passo, não demorou até constituir-se o Fórum Regional de Economia Solidária, e finalmente, a elaboração de um projeto visando à implantação de uma Incubadora de Economia Solidária na UNIJUÍ.

Todo o mérito do início dessa caminhada é dado a Profª Drª. Noëlle Lechat, que obteve contato com o movimento da Economia Solidária através de seu Doutorado na UNICAMP. Graças a ela, em conjunto também com o uma equipe de professores, técnicos e estudantes, a Incubadora é hoje, reconhecida e respeitada como um Projeto de Extensão da UNIJUÍ. E é neste mês de abril, portanto, que esta Incubadora, agora batizada de ITECSOL – Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da UNIJUÍ, está comemorando cinco anos de implantação.

No início, o objetivo principal da ITECSOL era a mobilização e a divulgação dos conceitos em torno da Economia Solidária. Mesmo com apenas três integrantes, muitas reuniões eram realizadas, o que foi fundamental para organizar as práticas da ITECSOL e buscar maior número de membros. As pessoas que iam se inserindo no projeto apresentavam diferentes níveis de contribuição, pois a alguns faltava a teoria, e a outros, a prática. Mas, a união e a perseverança dos integrantes, deu-lhes a possibilidade de “aprender fazendo” e levar o projeto adiante.

Hoje, cinco anos de caminhada depois, o objetivo geral da ITECSOL consolida-se em realizar o processo de incubação – entenda-se pré-incubação, incubação e pós-incubação – aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) que assessora, assim como desenvolver ações para dinamizar o Movimento da Economia Solidária em nível local, estadual e nacional. Atua, portanto, como assessora de quatro empreendimentos: ACATA – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí, NATUAGRO – Cooperativa de Produtos Familiares Agro-ecológicos e Coloniais, COPEQ – Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite Linha Gramado Ltda. e o Grupo Mulheres em Ação, parceria recente com a Prefeitura Municipal de Catuípe, que estão produzindo produtos de culinária, como doces e salgados. Mantém também, em estágio de pós-incubação a UNICOOS – Cooperativa de Prestação de Serviços de Ijuí, e o Grupo Ecos do Verde, que reúne catadores e recicladores, de Santo Ângelo.

Visando a ação desses Empreendimentos, a ITECSOL organiza periodicamente a FECONSOL – Feira de Economia Solidária, onde vários empreendimentos participam comercializando seus produtos, que variam entre artesanais e coloniais da agricultura familiar. Nestas feiras têm-se efetivado a experiência do uso de uma moeda social, e elas geralmente acontecem no Campus UNIJUÍ ou na Sede Acadêmica. Além disso, os Empreendimentos sempre participam de outros eventos, como a Expo Ijuí Fenadi, no Parque Wanderlei Burmann, o TEC-e-Inova, no Campus UNIJUÍ, e recentemente, participaram da Feira de Páscoa, que aconteceu na Praça da Matriz.

A ITECSOL conta hoje com uma equipe de cerca de 15 integrantes efetivos, além de voluntários, contando com Professores, Técnicos de Incubação, Estagiários e Bolsistas. Entender seu trabalho é desafiar-se a entender uma iniciativa diferente de mudança na sociedade, contemplando questões de cidadania, geração de trabalho e renda, cooperativismo, auto-gestão, entre tantos outros princípios. Mas, é evidente, que esse trabalho não é fácil e que os resultados e as mudanças não são imediatos.

Nesses cinco anos de estrada, a ITECSOL já conquistou muitos adeptos à Economia Solidária, já ajudou muitos empreendimentos e pretende continuar na luta e crescer cada vez mais. Por isso, interessados podem visitar, entrar em contato e tirar suas dúvidas com a Incubadora, pelo telefone 55 3331-8430 ou pelo e-mail incubadoraunijui@gmail.com, ou ainda, na própria sede da Incubadora, que localiza-se no Prédio Unijuí Comunidade (Banco do Brasil), na Rua 15 de Novembro, 593, 4º andar, Ijuí – RS.