Fonte: Adital (www.adital.com.br)

Em 25 de abril, em 20 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), realizará de maneira simultânea o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol), o maior evento de difusão de Software Livre na América Latina.

O evento tem o objetivo comum de promover o Software Livre através de exposições, conversas e instalações gratuitas de Software Livre.

No Equador, o Flisol realiza-se a nível nacional pelo quinto ano consecutivo em 18 de abril de 2009. Em um evento organizado pela Associação de Software Livre de Equador ASLE e as comunidades de Software Livre equatorianas. A edição 2009 acontecerá em 18 cidades: Ambato, Azogues, Cayambe, Cuenca, Gualaceo, Guaranda, Guayaquil, Ibarra, Latacunga, Loja, Manta, Paute, Puyo, Quito, Riobamba, Santo Domingo, Vinces e Zamora Chinchipe.

Para a instalação gratuita de Software Livre é necessário que cada usuário previamente proteja os arquivos de sua máquina. Oferecem-se demonstrações e conferências sobre temas relacionados com Software Livre em toda sua gama de expressões: acadêmica, social e empresarial, tanto para setor público como privado.

O Presidente da República do Equador, economista Rafael Correa- através do Decreto 1012 assinado no dia 10 de abril de 2008, dispõe o uso de Software Livre nas entidades da Administração Pública Central.

O Flisol conta com o apoio da Subsecretaria de Informática pelo segundo ano consecutivo, pelo que o convidamos a ser parte deste festival latino-americano.

Mais informações podem ser obtidas no sítio: www.informatica.gov.ec