Fonte: Maira Azevedo – DRT-Ba

Com 30 integrantes e comprando, mensalmente, matéria-prima de 500 catadores de resíduos sólidos, a Cooperativa de Reciclagem Plástica da Bahia Cooperplásticos assinou no dia 08 de abril, um contrato de microcrédito no valor de dez mil reais com a Superintendência de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), oferecendo, também, ao empreendimento apoio técnico para a criação de novos projetos.

O contrato foi assinado na agência do CrediBahia, instalada na sede do Centro Público de Economia Solidária Cesol, no bairro do Comércio. De acordo com Luiz Cravo, coordenador de Fomento à Economia Solidária da Sesol, a Cooperplásticos é um exemplo da força que a Economia Solidária possui. “Depois que se organizaram e formaram a cooperativa, os funcionários aumentaram a capacidade produtiva da antiga empresa e hoje estão avançando no setor”.

Ainda segundo Cravo, a Cooperplásticos é a primeira empresa recuperada do Estado que recebe o apoio da Setre. “É uma satisfação para a Secretaria apoiar este empreendimento, pois sabemos que os recursos financiados serão bem investidos e vão ampliar as oportunidades de trabalho dos seus integrantes”, declarou.

Recuperação – Localizada no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, a Cooperplásticos surgiu há dois anos, após a falência da Plástico Norbi Indústria e Comércio Ltda. Numa iniciativa de autogestão, os funcionários se reuniram e formaram a cooperativa, conseguindo recuperar, em menos de um ano, os trabalhos desenvolvidos pela antiga empresa.

A cooperativa desenvolve trabalho educacional, buscando conscientizar a população de Simões Filho e adjacências sobre a importância de realizar a reciclagem. “Lembramos às pessoas que o lixo pode gerar trabalho e renda para muitos. É necessário compreender a importância de se reciclar, não só para preservar o meio ambiente, mas para assegurar, também, novas alternativas de empregos”, afirma Maria Helena, diretora administrativa da Cooperplásticos.