Fonte: Fabiola Zerbini (fabiolazerbini@terra.com.br)

O Cineclube Pólis promoveu no dia 02 de abril o lançamento do vídeo “Faces do Comércio Justo e Solidário no Brasil” realizado pela ONG Faces do Brasil. A sessão contou com debate com a presença dos realizadores do filme e organizações que atuam no campo da economia solidária e comércio justo.

O filme retrata cenas e falas de produtores, comerciantes, consumidores e atores do movimento do Comércio Justo e Solidário no Brasil, a partir das reflexões e experiências registradas nas oficinas formativas e visitas a campo realizadas pelo Projeto “Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário”, em 25 casos de comercialização solidária existentes e atuantes nas cinco regiões brasileiras.

Dividido em três partes, o filme aborda o sentido do comércio justo e solidário: sua razão de ser e existir; para se seqüenciar nos princípios e critérios desta proposta no Brasil: autogestão, equidade de gênero, respeito às relações trabalhistas e agregação justa de valor, entre outros; finalizando-se com falas sobre os limites e as dificuldades da comercialização solidária que já acontece no Brasil.

Fruto de um projeto desenvolvido pelo Faces e seus membros, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária e Fundação Banco do Brasil, este vídeo se coloca como uma ferramenta pedagógica e de comunicação a serviço do CJS no Brasil.

Assista ao trailler do filme no blog do Cineclube Pólis