Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Oi amigas e amigos participantes do movimento de Economia Solidária

Temos ótimas notícias: continua avançando o desenvolvimento do sistema FBES, uma ferramenta que, em pouco tempo, será algo de extrema importância para a economia solidária! O que sempre fica disponível apenas para as grandes empresas (acesso a informação qualificada e fácil de entender para tomadas de decisão) agora estará nas mãos dos empreendimentos de economia solidária e militantes do movimento!

Só para se ter idéia: além de cada empreendimento ter agora direito a um site gratuito na internet (para colocar sua história, vitrine de produtos, fotos, contatos, fale conosco e pontos de venda), será possível encontrar automaticamente fornecedores da economia solidária para montar cadeias produtivas solidárias! Bastará, por exemplo, um empreendimento divulgar o seu bolo de fubá, que o sistema já saberá que ele precisa de manteiga, farinha de fubá e ovos, e vai farejar os empreendimentos da economia solidária mais próximos a ele, no mapa, que podem se tornar fornecedores solidários destes produtos!

Mais que isso, o sistema vai permitir que os consumidores possam montar grupos de consumo: suas listas de compras coletivas serão processadas pelo sistema, e os empreendimentos que produzem o que é necessário na lista receberão automaticamente uma notificação de que há uma demanda, com os contatos (telefone e e-mail) e volume demandado pelo grupo de consumo ou instituição. Mas isso é só o começo: o sistema permitirá também ser uma referência de agenda de eventos locais, regionais e nacionais de cada tema, rede ou cadeia econômica, ou região geográfica: uma super agenda de agendas permitindo a articulação entre atores! E tudo isso se integrando com outros sistemas em construção, como o solidarius!

Se seu empreendimento foi mapeado, já pode ativar o seu site agora mesmo! Basta nos solicitar a senha de acesso… O sistema ainda não foi lançado, mas pode ser usado como testes. A previsão é lançarmos no III Encontro Nordestino de Software Livre, em Salvador, ao final de maio.

Bem, estamos num momento muito importante: DECIDIR O NOME DO SISTEMA FBES!!! A partir de agora, você pode dar sua opinião sobre qual nome gostaria que este sistema tenha! É só clicar no link abaixo, ler as instruções e clicar em “adicionar comentário”:

Qual é o nome do sistema FBES? Participe!

http://ecosol.noosfero.com.br/qual-e-o-nome-do-sistema-do-fbes/blog/qual-e-o-nome-do-sistema-fbes

—–

Ajude a construirmos coletivamente o nome desta importante ferramenta!!! Divulgue!

Acesse documento com 3 imagens do site de um empreendimento solidário, já funcionando…

Observação para quem tem dificuldades com computador: estamos buscando parcerias para fazer formação sobre uso do sistema. Quem tiver interesse de construir esta proposta, entre em contato conosco.

Uma sugestão interessante: normalmente nossos filhos e filhas sabem usar computadores (vão para a lanhouse jogar joguinho, e conversar no msn e orkut): que tal envolver esta nova geração nos nossos empreendimentos? É divertido, e para eles pode ser um ótimo desafio e forma de se envolver com o que nós fazemos e com o movimento de economia solidária!!

Ter informações qualificadas e simples não pode ser privilégio apenas das empresas capitalistas:

Montemos nossas redes e cadeias solidárias!!