Fonte: www.rts.org.br

Gestores de instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias, empreendedores sociais e representantes de organizações de pesquisa de oito países (Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, México, Peru, Uruguai e Venezuela) participarão, entre os dias 15 e 17 de abril, em Brasília/DF, da 2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social. Com o tema “Caminhos para Sustentabilidade”, o encontro trará palestras e mesas-redondas, além de painéis onde serão apresentadas experiências nacionais e internacionais no campo das Tecnologias Sociais (TSs), tanto na área urbana como na área rural.

O encontro é organizado pela RTS em conjunto com a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). Tem patrocínio dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Integração Nacional e do Trabalho e Emprego, além das seguintes instituições: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), Sebrae e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Apóiam o evento a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), o Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), a Rede Cerrado, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Petrobras.

Fundada em 2005, a RTS reúne, articula e integra um conjunto de 695 instituições com o propósito de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável mediante a difusão e a reaplicação em escala de Tecnologias Sociais, que compreendem “produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”. Integram a Rede Organizações Não Governamentais, centros de pesquisa, cooperativas, empresas, escolas de ensino médio, fundações e institutos, sindicatos, universidades e órgãos de governo nos níveis federal, estadual e municipal.

As instituições mantenedoras da RTS já investiram, desde a fundação da Rede, mais de R$ 220 milhões em TSs geradoras de trabalho e renda em áreas como agroecologia, reciclagem, bioenergia, incubação de empreendimentos solidários e captação de água de chuva para a produção de alimentos, entre outras. Os recursos foram aplicados na Amazônia Legal, no Semi-Árido e em periferias de grandes centros urbanos.

Entre os temas a serem debatidos na 2a Conferência Internacional, estão as relações entre ciência e democracia, as novas oportunidades abertas às Tecnologias Sociais diante da crise econômica mundial e a necessidade de aproximar o conhecimento científico dos saberes populares. Os idiomas oficiais da Conferência serão português, inglês e espanhol. Durante o evento, estarão à disposição dos/as participantes equipamentos de tradução simultânea. A inscrição custa R$ 70. Mais informações pelo site http://conferencia.rts.org.br.

A 1ª Conferência Internacional de Tecnologia Social foi realizada de 17 a 19 de novembro de 2004, em São Paulo (SP), patrocinada pela Fundação Banco do Brasil, Petrobras, Ministério da Ciência e Tecnologia, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti). Durante três dias, estiveram reunidas cerca de 400 pessoas, em mesas-redondas e outras atividades, para discutir conceitos e apresentar propostas de operacionalização da RTS, que viria a se formar no ano seguinte.

2º Fórum Nacional da RTS

O 2º Fórum Nacional da RTS será realizado, também em Brasília, entre os dias 13 e 15 de abril. Com caráter consultivo e propositivo, o encontro orientará o planejamento da Rede para 2009 e 2010.

A abertura acontecerá na noite de 13/04. No dia 14/04, serão realizados encontros regionais. O objetivo é articular debates sobre o papel das Tecnologias Sociais para o desenvolvimento das cinco grandes regiões do país, de acordo com suas respectivas peculiaridades e potencialidades. Também estão previstos momentos de partilha de experiências, tendo em vista aumentar a interação entre as instituições associadas à RTS.

O dia 15/04 será destinado à discussão em eixos temáticos, incluindo a articulação de Tecnologias Sociais à geração de trabalho e renda nos seguintes temas: Segurança Alimentar e Agroecologia; Energias Renováveis; Cidades Sustentáveis; Água e Agroextrativismo. Mais informações pelo site http://forum.rts.org.br/.