Fonte: Informações enviadas por Leonardo Leal

Este é mais um evento realizado pela Associação Sócio-Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que faz parte da Rede Local de Economia Solidária desta comunidade, juntamente com o Banco Comunitário IlhaMar, Associação Comunitária de Matarandiba e o Infocentro InfoMar.

Com o intuito de fomentar e valorizar a cultura local, a Associação Sócio-Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) realizoi no dia 11 de abril , no Largo do Tamarineiro, a apresentação de caráter inaugural do grupo de Samba de Roda Vôa Vôa Maria. Além do grupo Vôa Vôa Maria, houve apresentação de grupos de Samba de Roda da região como, o Samba de Roda de Cações, o Samba de Roda de Mutá e o grupo Dois de Julho da Ilha de Conceição.

O Samba de Roda está presente no cotidiano desta comunidade assim como em muitos locais da região conhecida como Recôncavo Baiano, tendo sido reconhecido como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. É A partir do reconhecimento da importância do Samba de Roda que a ASCOMAT realiza mais esta ação na comunidade. A vila de Matarandiba possui uma cultura com fortes raízes africanas e tem o samba enquanto referência cultural. Acreditamos no caráter transformador desta iniciativa e um agente fundamental para um desenvolvimento sustentável e solidário.

A criação do Samba de Roda Vôa VôA Maria faz parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas no decorrer deste último ano na pela ASCOMAT, o qual conta com o apoio do Ministério da Cultura (Minc), do projeto ESCOMAR, ITES/UFBA, da Prefeitura Municipal de Vera Cruz e da Associação Comunitária de Matarandiba (ASCOMA).