Fonte: Vânia Amadeu (vaniaamadeu@fbb.org.br)

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social chega à quinta edição abrindo espaço para as categorias “Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais”, “Gestão de Recursos Hídricos” e “Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil”, além das tradicionais, uma para cada região do país.

Realizada a cada dois anos, com a parceria da Petrobras, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da KPMG Auditores Independentes, a premiação tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais. O conceito compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, que representem soluções efetivas de transformação social. As inscrições serão realizadas apenas via internet www.tecnologiasocial.org.br , até o dia 29 de maio de 2009.

Os nomes dos 8 vencedores serão conhecidos em novembro de 2009 e cada um receberá R$ 50 mil, totalizando 400 mil reais, que devem ser destinados à expansão e melhoria das tecnologias premiadas.

Vencedor do Prêmio, em 2007, o projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia, do Acre. A iniciativa recupera a tecnologia indígena de fabricação dos encauchados, lâminas de tecido emborrachadas com o “leite” da seringa. A essa técnica soma-se o conhecimento científico. A tecnologia não utiliza energia elétrica, máquinas ou estufas, além de agregar valor à base produtiva, gerando renda e qualidade de vida aos seringueiros.

“O Prêmio nos abriu muitas portas. Além do selo de Tecnologia Social, o número de unidades implantadas pelo projeto na Amazônia subiu de 16 para 29 com a parceria da Petrobras e do SEBRAE”, comemora Zélia Damasceno, coordenadora pedagógica do projeto.