Fonte: Casa Brasil

O projeto Casa Brasil oferecerá no período de 13.4 a 1.5.09 Oficinas, virtuais, que abordarão os seguintes temas: Formação de Conselho Gestor; Economia Solidária; Inclusão Digital, Cidadania e Conhecimento Livre; Comunicação Comunitária e E-gov : Governo Eletrônico.

Conteúdo das oficinas

Formação de Conselho Gestor

Orienta o processo de formação de Conselhos Gestores; destaca a importância da participação popular na gestão pública e o papel da sociedade civil no processo de transformação social.

Economia Solidária

Promove discussões e reflexões sobre o tema Economia Solidária, seus objetivos, conceitos e práticas como forma de fortalecer a atuação da comunidade na articulação de respostas a seus problemas sociais.

Inclusão Digital, Cidadania e Conhecimento Livre

Saberes e ferramentas necessárias para uma visão crítica e autônoma das tecnologias, da produção e compartilhamento do conhecimento, para a superação da cadeia de reprodução da pobreza.

Comunicação Comunitária

Estimula a prática de um jornalismo verdadeiramente comunitário, que não reproduza o formato da grande mídia e que construa uma nova imagem da comunidade em questão. Assim, tem como foco o envolvimento de cidadãos e comunidade no reconhecimento de si mesmos e do seu mundo como agentes de um processo permanente de comunicação, o que fortalece os vínculos comunitários.

E-gov : Governo Eletrônico

Destaca a importância e o papel da previdência social para a sociedade brasileira; os direitos e benefícios previdenciários; os canais de atendimento da Previdência Social e o papel das tecnologias da informação para o exercício da cidadania.

Os/as interessados/as, não bolsistas do projeto, devem enviar as seguintes informações para o e-mail cursos@casabrasil.gov.br: Nome completo do(a) interessado(a), sem abreviações; E-mail que quer usar, cidade e estado em que atua e nome da oficina para a qual solicita a inscrição (escolha apenas uma delas) e Como ficou sabendo da oferta da oficina e porque se interessa por ela.

Já os/as interessados/as, bolsistas do projeto, devem enviar as seguintes informações para o e-mail cursos@casabrasil.gov.br: Nome completo, sem abreviações; Bolsa que ocupa na unidade; E-mail; Unidade a que está associado; Cidade/estado da unidade e Nome da oficina que deseja se inscrever (escolha apenas uma delas).

Necessário o preenchimento de todas as informações, que são obrigatórias para a efetivação da inscrição. Informamos que as inscrições estarão condicionadas ao número de vagas disponíveis.

As informações pedidas devem ser encaminhadas ao e-mail cursos@casabrasil.gov.br até quarta-feira, 1° de abril de 2009.