Fonte: www.adital.com.br

A Cúpula Latino-americana sobre Mudanças Climáticas e Impactos nos Povos Indígenas será realizada nos dias 24 e 25 de março, em Lima, Peru. O evento é convocado pelo Enlace Continental de Mulheres Indígenas, região Sul-americana, e pelo Conselho Indígena da América Central (CICA).

O encontro tem como objetivo geral compartilhar e elaborar propostas representativas para contribuir com a prevenção dos efeitos negativos das mudanças climáticas, recuperando e valorizando a cosmovisão e os conhecimentos dos povos indígenas.

Entre os temas que serão abordados, estão: avanços na aplicação dos convênios marco das Nações Unidas e o Protocolo de Kyoto; impacto das Mudanças Climáticas nos Povos Indígenas e estratégias de mitigação; desenvolvimento sustentável e os povos indígenas; soberania alimentar nos Povos Indígenas; vida e saúde dos indígenas; aportes das Mulheres Indígenas ao impacto das mudanças climáticas; impacto das Mudanças Climáticas nas novas gerações.

A organização acredita que a participação de lideranças indígenas das Américas, representantes de organizações indígenas, de organismos internacionais e do Estado envolvidos no tema permitirá a busca de soluções realistas diante desse fenômeno que tem efeitos globais. Os interessados em participar dever contatar-se pelo e-mail: warmi@chirapaq.org.pe.