Fonte: Diário de Canoas

A moeda do bairro Guajuviras envolveu a comunidade em 2001 quando foi lançada. “Ficou todo mundo surpreso”, disse o coordenador da Rede Estadual de Trocas Solidárias, Paulo Moreira. Para explicar à comunidade e às associações como funciona a economia solidária aconteceu o Seminário de Economia Solidária Popular, no dia 28, na Câmara de Porto Alegre, das 8 às 15 horas.

“Serão trocas de experiência e explicações sobre como funciona”, contou. O evento é direcionado a parcelas da comunidade que se envolvem em questões sociais, como clubes de mães, pastorais e associações. Mas quem quiser saber mais sobre essa questão, que vai além da troca de mercadorias e uma moeda diferenciada, está convidado a participar.

A prática de produção de materiais é um dos grandes desafios da rede, pois muitas pessoas acham que a troca funciona como um brechó. Em Canoas há dois Clubes de Trocas, no Guajuviras. Outras cidades que se interessam e praticam esse tipo de ações são Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Porto Alegre e Santa Maria e Sapucaia.O contato com a Rede Estadual é por meio do telefone 9218.0061.Conforme Moreira, a Rede está sendo convidada a participar de vários eventos, trazendo mais visibilidade, como a Romaria da Terra, na última terça-feira.