Fonte: Relatório da VIII Reunião da Coordenação Nacional do FBES

A Coordenação Nacional do FBES, em sua última reunião, com base nas deliberações VI Plenária, retirou as linhas de ação do FBES para os próximos três anos. O debate foi realizado em trabalhos grupo e em plenária.

As linhas de ação retiradas foram:

1 Fortalecimento político e organizacional dos Fóruns Estaduais, consolidação/constituição de Fóruns microrregionais e municipais para maior integração e interiorização do FBES, e articulação macrorregional entre Fóruns Estaduais.

2. Fortalecimento dos empreendimentos solidários como atores econômicos nos territórios, buscando sua organização em redes e cadeias nos campos da produção, comercialização, logística, consumo e finanças solidárias como estratégia para um outro modelo de desenvolvimento

3. Proposição, mobilização e incidência para políticas públicas de reconhecimento e fomento da economia solidária como estratégia para um outro modelo de desenvolvimento. Incluir a incidência regional.

4. Divulgação da Economia Solidária junto à sociedade pela construção de outro modelo de desenvolvimento.

5. Articulação com outros movimentos sociais e atores da sociedade civil organizada alinhados na construção de outro modelo de desenvolvimento e criação de espaços de articulação e alianças internacionais para o fortalecimento da Economia Solidária mundialmente, em especial na América Latina.

6. Estratégias para a sustentabilidade e autonomia financeira dos Fóruns Nacional e Locais, nas dimensões: auto-financiamento (fundos, selo, banners no site, doações, etc); captação de recursos públicos; e cooperação internacional.

Leia o detalhamento de cada uma das linhas de ação no relatório da reunião em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=978