Fonte: Diário do Pará e www.outraeconomiacontece.wordpress.com

A oficina “Apresentação – Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares no Brasil”, ministrada no primeiro turno de atividades na manhã de sábado, 31 de janeiro, penúltimo dia do Fórum Social Mundial, reuniu representantes de incubadoras de várias partes do país e do mundo. Com o objetivo de conhecer e congregar as diversas iniciativas, os participantes estabeleceram um debate a partir da troca de experiências dadas nas diferentes localidades.

Incubadoras Universitárias da USP (Universidade de São Paulo), UNICAMP (Universidade Estadual de Capinas, FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo), UFV (Universidade Federal de Viçosa), UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UNESP de Araraquara (Universidade Estadual Paulista), FSA (Fundação Santo André) e representantes de cooperativas da Alemanha e França estabeleceram um intercâmbio de práticas durante o Fórum.

Os participantes da oficina falaram sobre as realidades semelhantes dos projetos, a incubação de diferentes empreendimentos em regiões distintas (estrutura em rede), a sustentabilidade das incubadoras, financiamentos e economia solidária (sistema de produção que prioriza o ser humano, não o capital). Outro ponto levantado foi a inclusão de movimentos e minorias sociais nas incubadoras. No caso da Universidade Federal de Viçosa, há parcerias com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e com comunidades Quilombolas.

A Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, proponente da atividade, foi criada em 1998, visando apoiar e consolidar empreendimentos de economia solidária a partir da prestação de assessoria e formação de grupos. A Rede baseia-se no tripé ensino, pesquisa e extensão e está presente em 41 universidades em todo o Brasil. No Pará, ainda não há nenhuma instituição pertencente à ITCP, no entanto, na UFPA, existe uma iniciativa, nesse sentido, com o Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT). Três empresas incubadas pelo programa da Federal do Pará participaram com estandes no Fórum Social Mundial, a partir da proposta da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas. (Ascom/ UFPA).