Fonte: Cáritas Brasileira*

Representantes de grupos de geração de renda, entidades de gestão pública e não-governamental, integrantes do Fórum Piauiense de Economia Solidária (FPES), promoveram, nos dias 13 e 14 de fevereiro, uma Plenária Estadual de Economia Solidária na qual elegeram a sua coordenação.

A nova equipe passa a atuar na articulação de grupos e empreendimentos por dois anos. No evento, novas entidades e grupos passaram a integrar o FPES que conta agora com 17 representações, dez a mais da composição anterior.

Para a integrante do Fórum, Hortência Mendes, representante da Cáritas Brasileira Regional Piauí, a plenária foi importante para a rearticulação do FPES. “Espero que, com essa nova diretoria, o Fórum se fortaleça e colabore para a articulação e estrutura dos grupos e empreendimentos existentes nos municípios”, enfatiza.

Durante a programação, foram socializadas experiências de grupos que participaram da tenda de Economia Popular Solidária no Fórum Social Mundial, em Belém; Além disso, a história do Fórum no Piauí e sua organização, discussões e rearticulação dos Fóruns municipais para fortalecimento das mais diversas iniciativas e planejamento de atividades para o ano de 2009 também foram debatidos no evento.

Feirinha

Os participantes aproveitaram a ocasião para mostrar seus produtos. Uma feira de troca, venda e demonstração de produtos dos grupos de geração de renda dos municípios de Parnaíba, Pedro II, José de Freitas, Barras, São João do Arraial, Campo Maior e Teresina foi montada no espaço da atividade. Apresentações culturais, com exibição de vídeos e exposição de fotografias dos empreendimentos e das entidades integrantes do Fórum Estadual também foram realizadas para animar os integrantes do Fórum.

A plenária contou com a participação de 50 pessoas, dentre representantes de entidades de Teresina, como a Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Obra Kolping, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Associação dos catadores e Catadoras de materiais Reciclados (Ascamari), Pastoral do Migrante, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).

Confira quem são os novos representantes do FPES

Obra Kolping

Recid (Rede de Educação Cidadã)

GMBPAP (Teresina)

Tear Kolping (Parnaíba)

Ecotur (Pedro II)

*Comunicadora da Cáritas Regional Piauí