Fonte: Inst.Reaprendendo(reaprendendo@yahoo.com.br)

Os principais objetivos do programa são: sensibilizar, estimular e capacitar os participantes para a construção de uma comunidade de prática que propicie a formação de uma cooperativa no âmbito da economia solidária; contribuir para o desenvolvimento das competências: Comunicação Construtiva, Liderança Compartilhada, Motivação Intrínseca e Espírito de Equipe e; instrumentar sobre legislação, estrutura e funcionamento de cooperativas.

A carga horária do programa é de 64 horas, distribuída em 8 encontros de 8 horas.

A metodologia empregada em todos os processos de aprendizagem e intervenção é de natureza situacional, dialógica, construtivista e compartilhada. Focada na melhoria dos pensamentos, sentimentos e valores das pessoas; na melhoria dos relacionamentos; na construção de redes de cooperação e solidariedade e; no desenvolvimento de competências.

Para dinamizar a construção dos saberes e proporcionar o afloramento das demandas são utilizadas técnicas de dinâmica de grupo, jogos sócio-integrativos e debates em plenário.

Os conteúdos programáticos focalizados durante o programa são: princípios básicos da metodologia; comportamentos que geram crescimento; dinâmica da motivação; motivação intrínseca; princípios do cooperativismo e da economia solidária; relacionamento interpessoal; atitudes da comunicação construtiva nas situações de diálogo; componentes do planejamento operativo estratégico e: aspectos legais para formação e funcionamento de cooperativas.

O facilitador do programa é José Moreira de Lemos Neto (Zeca Lemos); psicólogo clínico; facilitador de Grupo Operativo; moderador de Planejamento Estratégico; consultor organizacional na área de desenvolvimento comportamental com formação em Valença & Associados (66 meses); presidente do Instituto de Capacitação e Ação Social REAPRENDENDO.

Informações: www.blog.reaprendendo.org.br (81) 3421.1905