Por Tânia Martins

Os Comerciantes do Troca-Troca foram surpreendidos hoje com a chegada de articuladores do Fórum Estadual de Economia Solidária e do Fórum Nacional, que ali foram sugerir a entrada de uma nova moeda no mercado, a moeda social, uma das ações do projeto Economia Solidária e que vem dando certo em todo o país por agregar iniciativas que geram melhoria da qualidade de vida. Criado em 2003 no I Fórum Social Mundial,em Porto Alegre, o projeto objetiva um desenvolvimento sustentável humanizado.

A funcionalidade da moeda é uma atitude que deve ser tomada pela comunidade. No Piauí, o município de São João do Arraial, ao Norte do Estado, saiu na frente com a experiência criando uma moeda própria denominada Cocais que vem circulando com sucesso entre os munícipes há mais de um ano.

De acordo com Leonardo Coelho, do Fórum Nacional da Economia Solidária, esse trabalho só é possível através do associativismo e do cooperativismo que criam formas de produção para a comercialização de bens de consumo gerados em grupo. Ele enxerga no Troca-Troca uma oportunidade de incrementar o projeto no Piauí já que ali, além do comércio de compra e venda ser forte, o local faz parte da história de Teresina por funcionar há 40 anos, sem contar no apelo poético. “Penso que o espaço é um marco onde pode acontecer grandes feiras do Economia Solidária”, diz.

O Fórum Estadual de Economia Solidária do Piauí agrega hoje 1.500 entidades espalhadas por todo o estado. A Superintendência do Trabalho contribui com a estruturação e organização do fórum. Quanto aos feirantes do Troca-Troca, sinalizaram que vão discutir e amadurecer a idéia.

Fonte da matéria www.acessepiaui.com.br