Fonte: Boletim Acontece Senaes
O Plano Setorial de Qualificação Social e Profissional em Economia Solidária (PlanSeQ EcoSol 2008) já possui as entidades selecionadas para execução do projeto, com recurso na ordem de R$ R$ 3.757.138,75 (três milhões, setecentos e cinqüenta e sete mil, cento e trinta e oito reais e setenta e cinco centavos). As entidades selecionadas para este PlanSeQ foram: Instituto Tecnológicos de Estudos Agrários e Cooperativistas (ITAC); Grupo Colméias; União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (UNICAFES); Instituto Regional da Pequena Propriedade Apropriada (IRPAA); Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores Rurais e Urbanos – COOESPERANÇA; Fundação José Bonifácio da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Onda Solidária (RJ).
Todas as Redes estão em processo de formalização de convênios. Como primeira atividade do PlanSeQ, será realizado um seminário de formação dos formadores de todas as Redes, para planejamento e delineamento do projeto políticopedagógico.
Este PlanSeQ foi criado em parceira com a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego e a Secretaria Nacional de Economia Solidária e destina-se a 5.335 trabalhadores de empreendimentos econômicos solidários organizados em Redes de Cooperação já existentes e Redes em processos de constituição e atuará nos segmentos da Pesca, Agricultura, Artesanato, Comércio Justo e Confecções (têxtil).
Para enfrentar os principais obstáculos apontados pelas redes/empreendimentos, tais como a sustentabilidade econômica, social e ambiental, o Comércio Justo estará presente como eixo transversal. Além disso, o PlanSeQ EcoSol buscará contemplar a demanda dos trabalhadores do campo do cooperativismo social, estabelecendo como prioridade as pessoas com transtorno mental, especialmente as participantes de ações de geração de trabalho e renda acompanhadas pelo Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde.
PlanSeQ EcoSol 2006-2008
Fruto de parceria entre SPPE e SENAES, o primero PlanSeQ EcoSol foi elaborado em 2006 e executado entre 2007 e 2008. A finalidade do PlanSeQ é contribuir para o fortalecimento das redes de cooperação e cadeias produtivas solidárias através de ações de qualificação social e profissional, articulando os eixos educação, trabalho e desenvolvimento, visando à sustentabilidade e à ampliação das Redes de Cooperação Solidárias. A primeira edição do PlanSeQ EcoSol qualificou 4.830 educandos, em cinco segmentos econômicos: Fruticultura; Apicultura; Artesanato; Algodão Agroecológico; e Metalurgia.