Fonte: Raimundo Nonato (desca@cearahperiferia.org.br)

Espaço fomentará a prática do consumo responsável, solidário e consciente

Foi inaugurada, no último dia 09 de fevereiro, a Central de Comercialização Solidária Arte Nossa, no Centro de Turismo (antiga Emcetur), cuja missão é fortalecer as artesãs e artesãos que trabalham com os princípios da economia solidária. O novo espaço também pretende sensibilizar e estimular os consumidores/as a práticas de consumo responsável, solidário e sustentável.

A Central de Comercialização Solidária Arte Nossa é apoiada pelo Fundo de Apoio a Projetos de Autogestão (Fapag), do CEARAH Periferia. O Fapag, por sua vez, recebe apoio do Comitê Católico Contra a Fome pelo Desenvolvimento (CCFD), entidade francesa que na ocasião será representada pelo chefe de Serviço para a América Latina e pela coordenadora de projetos.

A Central atenderá inicialmente 135 artesãs e artesãos, possibilitando que continuem exercendo suas atividades produtivas, na perspectiva de melhoria da sua qualidade de vida e de suas famílias e das comunidades. O novo espaço também favorecerá uma maior integração e intercâmbio entre as inúmeras experiências de economia solidária que hoje existem na cidade e no país.

Para o coordenador do Programa de Economia Popular e Gênero, do CEARAH Periferia, Raimundo Nonato Lima, “para se alcançar o sucesso desse projeto se faz necessário que todas e todos as/os envolvidas/os internalizem os princípios da economia solidária: autogestão, igualdade, solidariedade, democracia, cooperação no trabalho, desenvolvimento humano, transparência e valorização histórica do artesanato e da cultura local”.

A inauguração contou com a apresetação a apresentação do grupo folclórico Vozes da Arte, composto por jovens e adultos do bairro Jurema, de Caucaia, também apoiado pelo Fapag.