Relato de Zeca Lemos*

A proposta central é a construção de Redes de Ações Solidárias com adultos e adolescentes na esfera pública e privada. O objetivo das Redes é sensibilizar pessoas para o exercício do voluntariado de serviço, da cooperação e da vivência democrática.

Os seus valores norteadores são: compromisso social, cultura sustentável, construção compartilhada, igualdade de oportunidades e melhoria da qualidade de vida.

Do ponto de vista operacional as Redes funcionam nos princípios das Comunidades de Práticas de Aprendizagem Reflexiva. Os participantes dialogam ativamente sobre as demandas, fazem as escolhas, planejam as ações de maneira compartilhada, buscam efetivar com eficiência aquilo que foi planejado e analisam as conseqüências.

Para facilitar a efetivação das tarefas, o cumprimento das metas, o monitoramento e a avaliação dos processos, as Redes de Ações Solidárias são estruturadas em ciclos operacionais de sete dias.

Os benefícios para quem participa de uma Rede são: satisfação em servir ao próximo; oportunidade para exercitar práticas de planejamento, intervenção e avaliação de forma integrada; contribuir para a melhoria da qualidade de vida de outros e aumentar a rede de relacionamentos.

Uma Rede é constituída por três ou mais pessoas que participaram do Laboratório de Aprendizagem “Iniciadores de Redes de Ações Solidárias”.

No primeiro dia os iniciadores escolhem o objeto social, dialogam sobre a filosofia da Rede, elaboram um guia de propósitos, fazem levantamento da logística e definem o sistema de monitoramento.

Uma Rede de Ação Solidária nasce e se desenvolve em função do objeto social que a constituiu. Para cada objeto social definido é criada uma nova Rede.

A partir da constituição da Rede os iniciadores assumem o papel de motivadores de solidariedade e saem para realizar reuniões com o maior número de pessoas para encorajá-las a participar de sua Rede. Todas as pessoas que entram na Rede assumem o papel de motivador de solidariedade.

A dinâmica das reuniões do motivador de solidariedade com os novos participantes se dá pela leitura do guia de propósitos, pelo repasse das informações acerca do objeto social definido e dos procedimentos relacionados à logística.

No último dia do ciclo operacional de sete dias, todos os participantes se reúnem para avaliar todos os processos, refletir sobre as experiências, encerrar a rede e definir a formação de novas redes.

* Zeca Lemos, psicólogo clínico e facilitador de processos de aprendizagem em grupo. www.reaprendendo.org.br