Fonte: Secretaria Executiva do FBES

É com imensa alegria e certeza de que outro mundo é possível, pois outra economia já acontece, que retornamos de Belém da 9° edição do Fórum Social Mundial! Durante intensos seis dias, encontros, diálogos e construção de propostas reafirmaram a necessidade de que outro mundo é necessário.

Para o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, e para todo o movimento de economia solidária do Brasil, o Fórum Social Mundial 2009 foi muito especial. Pela primeira vez, a economia solidária teve um Território dentro do FSM, constituído por uma Feira Internacional de Economia Solidária, uma Praça de Alimentação e um Ecobanco. As trocas de produtos na feira foram também realizadas através da moeda social Amazônida, um exercício pedagógico entre empreendimentos e consumidores sobre a utilização de uma moeda social. Além disso, mais de cem atividades formativas da economia solidária foram realizadas (painéis, oficinas, seminários, plenárias, reuniões, encontros). No final do FSM, na Assembléia final, a economia solidária mais uma vez se fez presente com a leitura da Carta da Economia Solidária.

Formamos em Belém a maior delegação do FBES em edições do FSM: aproximadamente 800 pessoas que vieram de todos os estados do Brasil mobilizadas e animadas para discutirem propostas e reafirmarem que outro mundo não é apenas possível, mas urgentemente necessário!

A realização desse encontro foi possível graças ao envolvimento de um grande e diverso coletivo que compõem a economia solidária. Desta forma, queremos agradecer a todos e todas que estiveram nesse caminhada: empreendimentos, entidades, gestores públicos, militantes e parceiros.

Nossa homenagem a cada delegação do FBES, em sua grande maioria composta por empreendimentos econômicos solidários, que viajaram de ônibus do interior de seus estados rumo à cidade de Belém (em viagens longas de até doze dias).

Nossos agradecimentos se estendem aos parceiros e apoiadores que também tornaram esse encontro possível.

Ao Instituto Marista de Solidariedade (IMS) pela hospedagem solidária em Belém, aproximadamente 500 pessoas do FBES dormiram e tomaram, todos os dias, um delicioso café da manhã no Colégio Marista. Nos emocionou o envolvimento de todo o colégio preparação da hospedagem com a participação de mais de cem pessoas em equipes de apoio. Desejamos que as/os estudantes e toda a comunidade escolar marista tenha um bom retorno das atividades letivas após o recesso das aulas para receber os/as participantes do FSM!!!

Aos parceiros que apoiaram a publicação dos materiais de divulgação do FBES (cartilha, folder e programação de atividades): Unitrabalho; ITCPES/UFPA; CECI, UNITERRA; Groupe d’Économie Solidaire du Québec; Instituto Marista de Solidariedade; INEES; The Canadian CED Network, Le Réseau Canadien de Déc e EMATER Pára.

Ao Instituto Palmas, representando por Sandra Magalhães, que orientou as atividades do EcoBanco no território da Economia Solidária. A Moeda Social Amazônida foi muito bem recebida pelos empreendimentos na Feira e também utilizando pelos/as consumidores/as que por lá passaram.

À ITCPES/UFPA, Fase Pará e Cáritas Pará pela acolhida e apoio, durante o mês de janeiro em Belém, da Secretaria Executiva do FBES. E ainda à Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT/MDA, pelo apoio na compra de passagens aérea e terrestres, que tornou possível assim a participação de representações dos Fóruns Estaduais da região norte no FSM 2009.

Acesse a Carta da Economia Solidária lida na Assembléia Final do FSM 2009 em www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=967