Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Soberania e segurança alimentar e redes e movimentos sociais foram os temas debatidos durante o Encontro Mundial de Economia Solidária, uma dentre as mais de cem atividades da economia solidária organizadas durante o FSM 2009.

Duas conferências marcaram o encontro. A primeira, que ocorreu entre 8h30 e 11h00 no Tribunal do Juri da UFPA, abordou a temática “Ações Integradas de Incidência pela Garantia da Soberania e Segurança Alimentar”. A mesa foi composta Ethel Cote, do CCDNEC Canadá; Altacracia Vilarreal da Coalision Rural México Estados Unidos; Celso Marcatte, Coordenador do Programa de Segurança Alimentar da Action Aid e Vanessa Schottz, Fórum Nacional de Seguranca Alimentar e Nutricional.

Os palestrantes abordaram as principais ações em curso em seus países e na América Latina no combate à fome: a organização de produtores rurais, de restaurantes populares, campanhas e leis, como a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) que criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil.

Entre 12h e 15h, ocorreu a segunda conferência que abordou o tema “RIPESS em Diálogo com Redes e Movimentos Sociais”. A mesa foi composta por Carlos Bedoya, Latindadd Peru; Isolda Dantas, Marcha Mundial das Mulheres; Helmi Hadidi, Afro Asian People Solidarity Egito; Mario Peres, Movimento Indígena; Paul Singer, RILESS e SENAES e Geovanni Acquatti, Inaise Ripess. Isolda Dantas reforcou a luta da Marcha Mundial de Mulheres na contrução de um outro modelo de desenvolvimento, contrário ao vivido hoje que exclui e explora a todos e todas, sobretudo às mulheres.