Fonte: Sandra Mayrink Veiga

“Volta Redonda entre o aço e as armas” de autoria de Sandra Mayrink Veiga e Isaque Fonseca é um relato sobre a greve de 1988 do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda e região. O livro conta um pouco da história da fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, que foi um marco da industrialização do país; conta sobre o rito de passagem dos trabalhadores do campo, sobretudo de Minas Gerais, a operários metalúrgicos. Documenta esta greve que ocorreu depois Das Diretas e da promulgação da Constituição, mas que sofreu uma brutal repressão por parte do Exército, comandado pelo General José Luiz Lopes, que acabou com o assassinato de três operários e inúmeros feridos por balas. Este General foi indicado por Fernando Henrique, em 1999, ao Superior Tribunal Militar.

Esta segunda edição, re-editada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e o PNUD, traz também uma avaliação da privatização da CSN e dos seus efeitos. Mostra as estratégias usadas para cooptar lideranças, iludir os operários, mas também impor o terror dentro da Usina com as ameaças de desemprego.

Aos interessados em adquirir o livro entrar em contato com Sandra Mayrink Veiga smayrinkveiga@gmail.com e/ou (21) 8831-1020