Fonte: Rede Cearense de Socioeconomia Solidária

A Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES) reúne no dia de hoje, 15.12, dezenas de grupos produtivos do meio urbano e rural na Praça da Gentilândia, bairro do Benfica, como parte das comemorações do Dia Nacional da Economia Solidária, com atividades programadas em todo o país.

Em Fortaleza, este ano, as ações foram construídas durante os meses de novembro e dezembro, no intuito de envolver mais produtores e produtoras na troca de experiências e saberes entre os grupos e as entidades de apoio e fomento, preparando o dia de mobilização. A data é uma referência ao nascimento do ativista ambiental Chico Mendes (15/12/44), símbolo da resistência e da luta pelo desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental.

Às 8h foi aberta na Praça uma feira dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária. Às 9 horas, um cortejo irá seguiu pelas ruas do bairro, levando às famílias, comércios e escolas locais informações sobre comércio justo, economia solidária, agricultura familiar e segurança alimentar, entre outros assuntos diretamente ligados à essa perspectiva econômica, onde o social, o solidário e o popular pesam mais na balança do que o lucro. O evento é uma grande apresentação de empreendimentos autogestionários, que produzem sem agredir o meio ambiente, compartilham sobras e se articulam em redes de produção, formação, comercialização, crédito e consumo.

A programação do dia ainda é composta por uma roda de conversa, às 14 horas, sobre Comercialização em Feiras Estaduais, com apresentação da experiência da Feira de Santa Maria (RS), realizada em julho, inspirada nos princípios do Fórum Mundial Social e integrante do Programa Nacional de Feiras – Feiras em Rede. No final da manhã e no início da noite, atividades culturais entrelaçam os espaços de comercialização.

Atividades nos Bairros

Será o arremate do processo que começou no último dia 27/11, com visita às experiências dos grupos produtivos acompanhados pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), no Parque das Crianças, Centro de Fortaleza. No dia 03/12, novos grupos de produção visitam o Arte&Cia (rua Ferreira dos Santos, 318, Álvaro Weyne) e, no dia 09/12, visitam o Atelier GeraSol (rua Santa Luzia, 31, Jacarecanga).

No dia 10/12 (quarta), a programação se estende por todo o dia, começando com visita ao Banco Comunitário Rio Sol, inaugurado em junho deste ano no bairro Granja Portugal. É o segundo banco comunitário de Fortaleza e o 32º do Brasil. Ainda pela manhã os grupos seguem para a BudegAma, um espaço de comercialização dos produtos gerados pelos empreendimentos solidários, que pertence à Associação das Mulheres em Ação (AMA), no bairro Mondubim. Uma roda de conversa no período da tarde irá partilhar percepções, aprendizados e vivências durante os intercâmbios, fechando essa etapa do processo.

Serviço

Dia Nacional da Economia Solidária

15 de dezembro – Praça da Gentilância (Benfica)

Realização da Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar

Mais informações:

Coordenação da RCSES – Raimundo Nonato – 85 8795.7639; e Ana Lourdes – 85 8761.5841.

Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (CAF): Cristina Gusmão – 85 8877.8945

Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci): Janaína – 85 8881.3788

Fórum Brasileiro da Economia Solidária: Sandra Magalhães – 85 8724.2385

Fórum Brasileiro da Economia Solidária: Reginaldo Figueredo – 96582176/8603410

Página do Fórum Brasileiro da Economia Solidária: www.fbes.org.br