Fonte: www.recid.org.br

Final de 2008, tempos marcados pela crise financeira internacional, crescem os debates sobre alternativas ao modelo de desenvolvimento capitalista. Aumentam, gradativamente, as espectativas para o Fórum Social Mundial de 2009 que ocorrerá em Belém no Pará de 27 de janeiro a 01 de fevereiro de 2009.

Em Goiás, os efeitos da crise, somado às plantações de cana, à política de desenvolvimento concentradora e ao aumento da diferença entre pobres e ricos, é ofuscado pelas propagandas governamentais e pela demagogia dos políticos e partidos que comandam o estado. Os partidos alinhados das elites econômicas fizeram nossos coronéis “evoluírem” para agroprodutores. As forças populares, desarticuladas, buscam formas de crítica à esta política, porém, sem grandes avanços.

Buscando fortalecer alternativas de desenvolvimento para nosso Estado e nos preparar para participar do Fórum Social Mundial 2009, a Rede de Educação Cidadã decidiu reunir esforços para fortalecer o movimento popular no Estado com a organização de um inédito Fórum Social do Cerrado. A idéia é reunir o maior número de movimentos sociais para organização de um Encontro aberto com debates e outras atividades voltadas à análise, crítica e superação do modelo de desenvolvimento estadual. Acreditamos no povo enquanto mandatário do próprio destino.

A Rede de Educação Cidadã (RECID) é um espaço formado por movimentos e grupos populares, com ações voltadas para a mobilização social e defesa dos Direitos Humanos. Durante seus 5 anos de existência esforça-se para transformar um projeto de iniciativa do Governo Federal em uma rede protagonizada pelos movimentos, defensores de uma metodologia de educação emancipatória, que luta contra o modelo mundial de exploração do ser humano e seus desdobramentos no Brasil.

A RECID trabalha, principalmente, com recursos do Governo Federal, realizando oficinas, encontros, debates e outras atividades, pensadas pelos grupos que a integram. Em sua última reunião ampliada, dia 01 de novembro de 2008, os grupos decidiram focar seus trabalhos nas articulações para o Fórum Social Mundial 2009 por meio da realização de um encontro goiano, com metodologia semelhante. Além do Encontro, pré-agendado para o dia 13 de dezembro de 2008, haverá atividades menores de preparação para o mesmo, envolvendo os grupos participantes da rede e outros que se interessarem.

Com intuito de democratizar a construção deste Fórum convidamos todas entidades e grupos do estado de Goiás, interessados no processo do Fórum Social Mundial, para compor a organização e realização desse encontro. A reunião geral de organização do evento será dia 19 de novembro, quarta-feira, às 18:30h, no Centro Cultural CARA Vídeo – Av. 83, nº 361, Setor Sul (ao lado do biscoito caseiro). Nesta oportunidade, pedimos que os interessados em realizar oficinas, debates, mesas redondas, ou outras atividades, preparem uma proposta por escrito a ser apresentada durante essa reunião. Neste momento discutiremos questões de organização do evento e também seus objetivos, princípios e metodologia.

Contamos com ampla participação dos grupos para gritarmos juntos que OUTRO GOIÁS É POSSÍVEL.

Goiânia, 13 de novembro de 2008

Grupo de Trabalho de Preparação do Fórum Social do Cerrado

REC-GO

CAJU

Rede Trama

Fórum Goiano de Economia Solidária

Eixos de debate e ação do Fórum Social do Cerrado

Eixos de ação do Fórum Social do Cerrado

1- por um modelo fundiário sem o domínio da monocultura, dos latifúndios, das empresas multinacionais, do trabalho escravo e de migrantes, baseado na agricultura familiar e na igualitária divisão da terra.

* Monocultura, etanol, trabalho escravo, latifúndios, migrantes e crise financeira, segurança alimentar e nutricional.*

2- por uma economia democratizada, emancipatória, sustentável e solidária, crítica à ideologia capitalista e neoliberal, baseada no cooperativismo e outros empreendimentos solidários.

*Economia Solidária, crise financeira, autogestão, organização em rede e educação popular.*

3- pela democratização do conhecimento e da comunicação, sem o monopólio dos meios de comunicação social, com a garantia do acesso ao conhecimento, principalmente, através de uma educação pública, gratuita, de qualidade e popular.

*Educação, comunicação social, cultura, educação popular*

4- por uma reforma urbana com garantia de igual acesso a moradia, saúde, transporte, educação, trabalho e lazer, com uma política de segurança digna, e com a participação popular na definição das políticas pública.

*Saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, violência, maioridade penal e Direitos Humanos (direito humano à alimentação adequada).*

5- pela efetivação dos Direitos Humanos, principalmente, pelo respeito e incentivo às organizações populares, seus processos educacionais autônomos e suas bandeiras de luta, sem criminalizar suas ações.

*Direitos Humanos, movimentos sociais, novas formas de organização*