Fonte: Leide Manuela (leidemanuela@hotmail.com)

Começa hoje, dia 11.12, e se estende até o próximo dia 14.12, a IV Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar. A Feira Baiana é um evento construído coletivamente, que representa um espaço de comercializaçã o de produtos e serviços, formação, intercâmbio de experiências e de articulação divulgação e fortalecimento da economia solidária.

Entende-se dessa forma, que a realização da Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar é mais que um espaço de vendas: é um ambiente de convivência entre pessoas que buscam contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo!

Neste espaço elas podem trocar informações, se entreter, criar laços de amizade, comercializar seus produtos fundamentados no comércio justo, difundir a cultura e buscar estratégias para promover o desenvolvimento local com base nos princípios da economia solidária. Além disto, há ainda o intuito de contribuir para a visibilidade e fortalecimento do Movimento de Economia Solidária e Agricultura Familiar respeitando as diversidades regionais bem como proporcionar a integração dos diversos atores desse movimento.

A Economia Solidária preza pela solidariedade, pela cooperação, pela participação, pela emancipação, pela democracia, pela autogestão, pela não exploração do ser humano e do meio ambiente, pela qualidade de vida, entre outros valores, de forma que qualquer atividade vinculada a ela deverá defender e priorizar esses valores. É com base no conceito de Economia Solidária e nos seus valores que se assenta a IV Feira Baiana de Economia Solidária e Agricultura Familiar.

A Feira acontecerá no Jardim dos Namorados, cidade de Salvador, BA.

Clube de Trocas acontece na Feira

Várias são as formas de manifestações e organizações da Economia Solidária. Uma destas formas é a organização de feiras, que consistem basicamente em espaços para trocas solidárias, venda direta e rodadas de negócios. Elas também se constituem em espaços para trocas simbólicas, com as atividades culturais, a troca de informações e de saberes, formação e qualificação.

Um movimento nacional está acontecendo para a realização das Feiras Estaduais de Economia Solidária, e aqui em Salvador não é diferente, venha participar e conhecer!!!

As trocas são feitas para intercambiar seus produtos e serviços sem usar dinheiro. O espaço das trocas solidárias acontecerá durante esta IV Feira Baiana de Economia Solidária. Este espaço é muito mais do que um lugar para fazer intercâmbio sem dinheiro. É uma festa onde as pessoas se conhecem, criam novos projetos e perspectivas, nascem novas amizades, se pratica a solidariedade, cresce a auto-estima, tanto no nível pessoal como comunitário.

Horário das trocas:

Troca com a moeda AXÉ: sexta das 17 às 18h e sábado das 16 às 20hs. Encerramento: domingo 10hs.

Troca direta – Feira O Escambal: domingo das 16 às 18h. Você leva seus produtos e troca com as outras pessoas!!!

Informações sobre Feira com Leide Manuela (leidemanuela@hotmail.com)