Fonte: Secretaria Executiva do FBES (forum@fbes.org.br)

Ocorreu no Distrito Federal, cidade do Gama, entre os dias 27 e 30 de novembro, a VIII Reunião da Coordenação Nacional do FBES. O evento reuniu aproximadamente cem pessoas de todo o país: representantes de empreendimentos solidários, de entidades e redes nacionais e de gestores públicos. Foram quatro dias de reflexão, debate e retirada de importantes encaminhamentos de atuação do FBES até a realização de sua próxima plenária nacional (2011).

O relatório final da reunião está em fase de elaboração e, em breve, será disponibilizado. Dentre os importantes resultados estão:

Eleição da nova Coordenação Executiva do FBES;

Definição das seis linhas de ação do FBES para os próximos três anos;

Deliberação sobre os itens do anexo A do relatório da IV Plenária;

Definição das entidades com comprovada atuação nos Fóruns Estaduais de Economia Solidária, que foram: Anteag,Cáritas, IMS, Rede de ITCPs, Unicafes, Unisol e Unitrabalho;

Criação de 3 GTs: GT de Gênero, GT de Finanças Solidárias e GT para elaborar estratégias para a construção de proposta e mobilização pela política pública de Economia Solidária;

Definição de tarefas prioritárias para a nova Coordenação Executiva (estratégia de sustentabilidade; política de alianças com movimentos sociais; elaboração de estratégia de relações internacionais, gestão da informação, dentre outros.

Durante a reunião, duas importantes mesas de diálogo foram realizadas. No dia 28.11, o encontro foi com representantes de movimentos sociais. Estiveram presentes o MST Nacional, o Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional; a Articulação Nacional de Agroecologica, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos; o FACES do Brasil e a Marcha Mundial de Mulheres.

No dia 29.11, o diálogo foi com o governo. A mesa foi composta por representantes da SENAES/MTE, SESAN/MDS, SDT/MDA e a Secretaria Geral da Presidência da República.

Um dia antes da reunião, 26, 33 integrantes da Coordenação Nacional do FBES estiveram presentes no evento da presidência da república com diversos movimentos sociais. Segundo informações da Secretaria da Presidência os movimentos mais expressivos foram o movimento negro, o indígena, e o de Economia Solidária. O FBES elaborou uma carta ao presidente Lula, que também foi distribuída aos demais participantes.

Acesse

Integrantes da nova Coordenação Executiva do FBES (titulares e suplentes):

www.fbes.org.br/?option=com_content&task=view&id=145&Itemid=58

Linhas de Ação do FBES para o próximo triênio:

www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=944

Carta do FBES ao Presidente Lula:

www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=943