Fonte: Secretaria Executiva do FBES e SGPR
Com a participação dos ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Celso Amorim (Relações Exteriores) foi realizada no dia 19/11 a I Reunião do Conselho Brasileiro do Mercosul Social e Participativo, no Instituto Rio Branco, em Brasília.
A reunião tratou de temas como a Integração Produtiva e o Plano Estratégico de Ação Social, temas em negociação no Mercosul. Entre os expositores convidados para apresentar a posição do governo brasileiro sobre essas questões estiveram Reginaldo Arcuri, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Valdomiro de Souza, chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Participaram do encontro conselheiros e conselheiras representantes de organizações da sociedade civil, como as centrais sindicais, movimentos do campo, de mulheres, de negros, de estudantes, de defesa do meio ambiente e da Igreja, entre outros.
O funcionamento de um fundo para a pequena e média empresa e a implementação do plano estratégico de integração produtiva, por exemplo, serão debatidos na reunião dos presidentes do Mercosul, que acontece em Salvador, em dezembro. O plano de ação social, por sua vez, será alvo de discussão da reunião ampliada do grupo Mercado Comum – que pela primeira vez contará com a participação dos ministros de Desenvolvimento Social.
O FBES esteve presente nesta reunião e contribuiu com o debate, sugerindo a inclusão dos Empreendimentos Solidários associativos e cooperativos urbanos e da agricultura familiar como destaque estratégico do Fundo. Nas ações do plano estratégico de integração produtiva, sugeriu-se ações de estudo para a inserção de cadeias produtivas solidárias e nas ações de formação/capacitação, a incorporação iniciativas de educação popular e cidadã para garantir também uma articulação entre o saber técnico, visão de mundo, integração do Mercosul e cidadania ativa.