Fonte: Fórum de Economia Solidária do Maranhão

O FEESMA – Fórum Estadual de Economia Solidária do Maranhão e a Associação Agroecológica Tijupá, na qualidade de proponentes, construíram e aprovaram o projeto “Fundo Maranhão Solidário” junto ao BNB (Banco do Nordeste do Brasil) – no âmbito do “Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários” desta instituição. Em agosto de 2008, foi assinado o convênio BNB/FDR/SENAES nº. 2008/066. A gestão do projeto será feita por um Conselho Gestor constituído por organizações do FEESMA.

O projeto visa fortalecer os grupos produtivos solidários, contribuindo para sua sustentabilidade, através da criação e gestão de um fundo rotativo solidário estadual, com abrangência em todo o Maranhão. Sua metodologia será orientada pelos princípios da educação popular e da economia solidária buscando o fortalecimento das articulações em rede e está associada aos processos de promoção do desenvolvimento local sustentável e solidário.

Além da disponibilização de recursos para os grupos produtivos solidários, o projeto prevê a criação de uma rede de apoio e acompanhamento aos grupos e momentos de sensibilização, formação e apoio técnico a todos estes atores, contribuindo para a criação da rede de fundos solidários do Maranhão vinculada ao FEESMA.