Fonte: Normeliana Santos Santana (normeliana@yahoo.com.br)

No próximo dia 28 de novembro, a partir das 18:30h, na rua Setiba, em Vista Dourada, será inaugurado o Banco Sol. Estarão presentes no evento moradores/as e comerciantes e haverá apresentações culturais e uma Feira com produtores/as da região.

O Banco Sol funcionará no bairro Vista Dourada no municipio de Cariacica/ES, atenderá a região 10 deste municipio e os empreendimentos que compõe a Rede Cariaciquense de Economia Solidária/REDESOL.

O Banco Sol nasce a partir de um empreendimento de economia solidária, a Associação Costumes Artes, composto por mais de 15 associados/as que fazem artesanato a partir da fibra da banana e customização de roupas.

Alguns do/as associados/as em 2005, ouviram a experiência do Banco Palmas, através do Joaquim e de lá pra cá, vem trabalhando na região o despertar para Economia Solidária, pois acreditam que é possivel desenvolver de forma sustentável e solidária a região onde moram.

Depois de um árduo caminhar com gestão municipal, é firmado em julho deste ano um convênio com Prefeitura de Cariacica para iniciar o trabalho de implementação do Banco Sol. Se tem como parceiro além da prefeitura municipal, a SENAES, a Superitendência estadual do Trabalho (antes DRT), ID Projetos, ONG Moradia e Cidadania, Fundação Banco do Brasil, Cáritas Arquidiocesana de Vitória, Fórum Estadual de Economia Popular, Rede de Bancos Comunitários, Banco Bem, Ação Comunitária do Espirito Santo, Supermercado Extrabom e tantos outros que estão se achegando.

O Banco Sol terá inicialmente apenas o crédito produtivo, pois o nosso aporte é de 10 mil reais, teremos a moeda Girassol que circulará pela região gerando riquezas e aquecendo novas práticas de economia solidária.