Fonte: www.universia.com.br

A economia solidária, movimento de geração de emprego e renda com princípios distintos dos empreendimentos comerciais foi o tema do 1º Universidade Ecosolidária, evento que aconteceu em frente à Biblioteca Central da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) nesta quarta-feira, 12. A intenção foi divulgar a proposta de economia solidária para alunos e comunidade. Durante todo o dia, das 9h às 20h30, ocorreu uma feira de produtos manufaturados pelos empreendedores do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi).

Às 13h15, no mesmo espaço, ocorreu uma sessão de trocas solidárias. Nesse momento, os participantes poderão experimentar uma nova forma de moeda: a troca. Foi possível levar objetos, de qualquer natureza, para trocar por outros que fossem de interesse dos participantes. Foram trocados desde livros e objetos pessoais, até eletrônicos, brinquedos e outros utensílios.

A economia solidária é um movimento que, em tese, propõe a organização de homens e mulheres que, a partir do trabalho coletivo, passam a desenvolver formas de geração de renda na qual todos e todas têm suas necessidades satisfeitas e o uso dos recursos naturais é feito de forma responsável e consciente. Na economia solidária o trabalho não tem patrão e empregado. Os produtores e produtoras solidários se organizam em sistemas de autogestão, ou seja, todos são responsáveis pelo empreendimento, todos decidem em conjunto e se beneficiam igualmente dos frutos gerados. Esses empreendimentos podem ser legalizados em forma de cooperativas, associações, empresas solidárias, etc, desde que valorizem e estimulem a participação de cada produtor.

A 1ª Universidade Ecosolidária foi organizada pelo Movimento de Empreendedorismo da Univali, por meio de suas incubadoras: Social e Tecnológica, pelo Centro de Educação Ambiental e pelo Centro Público de Economia Solidária de Itajaí que integra o Fórum de Economia Solidária de Santa Catarina.