Fonte: www.agenciapara.com.br

O governo do Estado do Pará, por meio da Asipag – Ação Social Integrada ao Palácio ao Governo, encerra nesta sexta-feira (14) no IESP em Marituba um curso de formação de agente de crédito, objetivando a qualificação de técnicos e voluntários das Organizações Sociais: Instituto Umari, Associação de Moradores do Conjunto Marituba I e da Adismar.

Segundo o presidente da Asipag, Pio X Sampaio Leite, o curso é mais uma etapa do Programa de Geração de Trabalho e Renda por meio do microcrédito produtivo e orientado com foco na economia solidária que iniciou no mês de maio de 2008 e atende como projeto piloto, os municípios de Marabá e Marituba.

O objetivo do Programa informou Pio X, é preparar a sociedade civil organizada para implantarem em suas sedes, sob sua gestão e responsabilidade, a figura do Banco Social que é, na verdade, um serviço de financiamento em microcrédito para seus associados, oportunizando-os na geração de trabalho e renda, focando preferencialmente a economia solidária.

Pio X enfatizou ainda que a Asipag além de organizar e qualificar as ONG’S, fará a intermediação do crédito junto aos Bancos Oficiais e acompanhamento periódico por um determinado tempo até que a operacionalização e gestão estejam ocorrendo com eficácia e eficiência pelo Banco Social.

Finalizando, o presidente da Asipag informou que ainda este ano poderão surgir os primeiros Bancos Sociais no Estado do Pará, potencializados pelo governo do Estado.