Fonte: Ramon (ramon.araujo@yahoo.com.br)

Professores universitários e trabalhadores do campo e da cidade, de todo o país, estarão em Brasília no dia 11/11 para ato público em defesa da liberdade de organização e autonomia sindical. O movimento será um protesto contra as recentes medidas implementadas pelo governo Lula que buscam, cada vez mais, atrelar os sindicatos e movimentos sociais ao Estado. Entre elas, a cobrança do imposto sindical obrigatório dos servidores públicos.

O ato está sendo organizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES- SN), Conlutas, Intersindical, Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (CNESF), Frente de Luta contra a Reforma Universitária, Via Campesina, Movimento Terra e Liberdade (MTL) e Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (ASFOC).

De acordo com os organizadores, o ataque do Estado contra as entidades autônomas do movimento sindical intensifica-se dia-a-dia, numa clara tentativa de domesticar, inviabilizar financeiramente, calar, criminalizar ou destruir todas as forças vivas de luta social em defesa dos interesses estratégicos dos trabalhadores brasileiros, como a manutenção das políticas públicas que garantam direitos sociais fundamentais.

Também compõem a pauta da mobilização:

defesa dos serviços públicos e direitos sociais dos estudantes e trabalhadores do campo e da cidade;

o fim da criminalização dos movimentos sociais;

o fim das fundações estatais de direito privado no serviço público, em particular na saúde.

Professores universitários têm sua liberdade de organização sindical ameaçada

Uma das entidades organizadoras, o ANDES-SN, é uma das que mais têm sido atingidas com os ataques do governo. O sindicato teve seu registro sindical suspenso arbitrariamente, por ato administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego à revelia de decisões transitadas em julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhecem a entidade como legítimo sindicato de todos os docentes das universidades brasileiras.

Paralelamente ao golpe da suspensão do registro, o governo Lula apoiou a criação de um novo sindicato docente com fortes ligações com o atual staff governamental, na tentativa de dividir a base da categoria que tem lutado há quase trinta anos pela educação pública, gratuita e socialmente referenciada.

Os militantes se concentrarão em frente ao Ministério do Planejamento a partir das 9 horas, de onde seguirão para o Ministério da Educação.

Mais informações Assessoria de imprensa do ANDES-SN 61 3322 7561