Fonte: Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) está no processo de construção do FSM/2009 a partir do Grupo de Relações Internacionais e do trabalho e envolvimento de companheiras/os do estado do Pará.

Sabemos que muitas serão as demandas até a realização do evento, em janeiro/ fevereiro de 2009. Neste sentido, em agosto de 2008, a Coordenação Executiva do FBES criou uma comissão Pró-FSM/09 integrada por companheiras/os do Fórum Paraense de Economia Solidária e de outros Fóruns Estaduais de Economia Solidária do país, além de representantes de entidades integrantes e parceiras do FBES.

Esta Comissão tem hoje a seguinte composição:

– Carlos Omar da Silva (Fórum de Economia Solidária do Acre e Coordenação Executiva FBES)

– Elenir Maruai (Fórum de Economia Solidária de Roraima e Coordenação Executiva FBES)

– Eugênia Motta (IBASE e Fórum do Cooperativismo Popular/ RJ)

– Joana Palheta (Fórum Paraense de Economia Solidária e Coordenação Executiva FBES)

– João Correa (FASE-PA, Fórum Paraense de Economia Solidária e Coordenação Executiva FBES)

– Lilian Rodrigues da Silva (Fórum Estadual do Mato Grosso do Sul)

– Rizoneide Amorim (Instituto Marista de Solidariedade)

– Rosana Pontes (Fórum da Economia Popular Solidária de Pernambuco)

– Rosemary Gomes (Onda Solidária, Grupo de Relações Internacionais do FBES, RIPESS)

– Samirame Carvalho (Fórum Acreano de Economia Solidária)

– Sandra Magalhães (Banco Palmas e Rede Cearense de Socioeconomia Solidária)

Esta Comissão tem um papel fundamental na articulação do FBES com o FSM/09, suas atribuições são as seguintes:

* Responder politicamente, pelo FBES, a questões relativas ao FSM/09, mantendo diálogo permanente com o GT Local e Comissões específicas;

* Organizar o Seminário Internacional de Economia Solidária e mapear as atividades relacionadas à economia solidária inscritas no FSM/09 para agrupá-las num processo de convergência;

* Organizar as práticas de uso de moeda social/ trocas solidárias durante o FSM/09;

* Orientar e acolher pessoas que se disponham a trabalhar nas atividades da economia solidária como voluntárias/os;

* Apoiar a organização da feira e da praça de alimentação da economia solidária, contribuindo na articulação e preparação destes espaços junto aos fóruns estaduais de economia solidária;

* Apoiar e incidir na captação de recursos para as atividades da economia solidária e na liberação de uma pessoa da Comissão para trabalhar em Belém no período de preparação do FSM/09.

Deste sua criação a Comissão vem trabalhando e discutindo temas relacionados à organização do FSM/2009. Em diálogo com a Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (RIPESS), está discutindo a organização do Seminário Internacional de Economia Solidária; com os GTs locais, preparando da feira e praça de alimentação da economia solidária, além de estar incidindo em processos de captação de recursos para a realização das atividades da economia solidária durante o evento.

Sabemos dos grandes desafios que ainda temos na construção do FSM/09. O trabalho que a Comissão vem desenvolvendo, sempre em diálogo com os grupos/comissões locais do Pará, pretende contribuir e realizar, com base em experiências de encontros anteriores, um grande e solidário FSM/09.

Rumo ao FSM/09, em Belém do Pará!

Coordenação Executiva do FBES